143ª ZE de Cascavel realiza capacitação de mesárias e mesários com deficiência
O presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, participou do evento, realizado na Unioeste
Nesta sexta-feira (20), a 143ª Zona Eleitoral (ZE) de Cascavel promoveu capacitação de mesárias e mesários com deficiência, coordenadores e coordenadoras de acessibilidade e auxiliares que darão suporte às pessoas com deficiência (PcDs) nas Eleições 2024.
O treinamento, realizado no auditório do Conselho Universitário da Unioeste para cerca de 90 pessoas, contou com a participação do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, que destacou a importância do papel das mesárias e dos mesários nas eleições. Ele ressaltou que a iniciativa do TRE-PR aproveita a realização do pleito para lutar contra o capacitismo e dar visibilidade às PcDs.
O mesário Daniel Vianna, que é cadeirante, trabalhará pela primeira vez como mesário. Ele ressaltou a importância da iniciativa da Justiça Eleitoral do Paraná: “essa medida é uma forma de valorizar as pessoas com deficiência, que antes se sentiam excluídas”.
Marcelle Cristina Cavalli, que será mesária pela quinta vez, também fez questão de mencionar o trabalho de inclusão realizado pelo TRE-PR nestas eleições, que, segundo ela, vai possibilitar maior conscientização do público em relação às pessoas com deficiência.
Treinamentos
Durante os encontros, foram apresentados vídeos institucionais, entre eles o jingle que incentiva a inscrição de PcDs como mesárias nas eleições, a campanha apresentada pela embaixadora de acessibilidade do TRE-PR, Pietra Silvestri, que convida as pessoas com deficiência a participarem efetivamente da democracia, e um vídeo explicativo simulando as adaptações de acessibilidade em uma Seção Eleitoral no dia do pleito.
A chefe da Seção de Educação para a Cidadania Política (SECP), Rubiane Barros Barbosa Kreuz, abordou os conceitos básicos da “Comunicação Humanizada”, que visa dar mais atenção à pessoa com quem se interage, levando em conta sua história de vida.
A assessora de inovação e acessibilidade do TRE-PR, Claudia Afanio, apresentou os recursos de inclusão do TRE-PR, como a Central de Libras e o incentivo à inscrição de intérpretes de língua brasileira de sinais como colaboradores na eleição. Ela comentou ainda sobre a campanha de incentivo às PcDs como eleitoras, mesárias e candidatas, além do treinamento on-line específico para pessoas com deficiência intelectual e autismo.
Ciclo de capacitações
Na próxima segunda-feira (23), o TRE-PR realiza um ciclo de capacitações no edifício-sede voltadas aos mesários e às mesárias com deficiência intelectual e com transtorno do espectro autista (TEA) de Curitiba e das cidades da Região Metropolitana.
Números de mesárias e mesárias com deficiência
De acordo com um levantamento realizado pela Assessoria de Inclusão e Acessibilidade (AIA) do TRE-PR, até o dia 18 de setembro, o número de pessoas com deficiência nomeadas como mesárias no Paraná era de 1.753. Em comparação com as Eleições Municipais de 2020, quando o número de nomeações foi de 202, o total de PcDs atuantes como mesárias é 868% maior.
Para assegurar a acessibilidade no pleito, também foram nomeados como mesários 121 intérpretes de língua brasileira dos sinais (Libras), 438 auxiliares que darão suporte às PcDs e 3.783 coordenadores de acessibilidade.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube