177ª ZE promove treinamento de mesários com deficiência em Curitiba

Participaram da capacitação pessoas com deficiência visual e física, nanismo, autismo, neurodivergentes e com síndrome de Tourette

Fotografia de várias pessoas sentadas em cadeiras com estofado azul diante de carteiras escolare...

Na manhã desta segunda-feira (2), a 177ª Zona Eleitoral (ZE) de Curitiba promoveu a capacitação de mesários com deficiência e de pessoas que se voluntariaram para trabalhar nas Eleições 2024. O treinamento, realizado no Fórum Eleitoral, contou com recursos de acessibilidade como intérprete de língua brasileira de sinais (Libras) e autodescrição dos palestrantes.

Ao realizar a abertura da capacitação, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, reforçou a importância das pessoas com deficiência (PcDs) participarem das eleições. “A iniciativa busca dar visibilidade a essas cidadãs e cidadãos e lutar contra o capacitismo”, declarou.

A juíza da 177ª ZE, doutora Patrícia Di Fuccio Lages de Lima, salientou que dos 1.780 mesários voluntários da Zona Eleitoral, 90 são PcDs. “Esse treinamento também é feito de maneira inclusiva, reunindo tanto pessoas com deficiência quanto quem não tem deficiência. A intenção é justamente não fazer algo separado, mas que possa demonstrar essa inclusão”.

Fotografia do presidente Sigurd Roberto Bengtsson, de terno, e da doutora Patrícia Di Fuccio Lag...

Inclusão na prática

Marlon Brandão de Sousa, que tem deficiência visual total, relata sua surpresa ao ser convidado para atuar como mesário. “Achei que fosse golpe. Falei ‘você tem consciência de que eu não enxergo, né?’ e esperava ouvir algo como ‘desculpa, foi mal’. Mas a pessoa do outro lado respondeu que ‘sim, por isso mesmo que a gente está contatando você”, recordou.

Ele comenta que ficou contente por ter sido escalado para atuar em uma Seção Eleitoral comum, sem nenhum tipo de diferenciação ou exclusividade para pessoas cegas. “Sou democrata de coração, sempre quis de alguma forma ajudar nesse processo. O TRE-PR nos estendeu a mão de um lado e a gente estendeu do outro”.

Para Gisele Crisostimo Brandão de Sousa, que também tem deficiência visual total, a iniciativa do TRE-PR significa democracia, inclusão e diversidade. “Nós entendemos que vai ser um desafio, mas estamos dispostos e vimos que a equipe da 177ª ZE está bastante empenhada”, disse. 

Gisele conta que já havia sido convocada como mesária outras vezes em outro estado, mas quando informava que era cega, era dispensada. “Estamos aqui para colaborar, a expectativa é grande e [...] o Tribunal quer nos incluir, isso é o principal”, comentou.

Treinamento

Durante o encontro, foram apresentados vídeos institucionais, entre eles o jingle que incentiva a inscrição de PcDs como mesárias nas eleições, a campanha apresentada pela embaixadora de acessibilidade do TRE-PR, Pietra Silvestri, que convida as pessoas com deficiência a participarem efetivamente da democracia, e um vídeo explicativo simulando as adaptações de acessibilidade em uma Seção Eleitoral no dia do pleito.

Na sequência, a chefe da Seção de Educação para a Cidadania Política (SECP), Rubiane Barros Barbosa Kreuz, abordou os conceitos básicos da “Comunicação Humanizada”, que visa dar mais atenção à pessoa com quem se interage, levando em conta sua história de vida. 

A assessora de Inovação e Acessibilidade, Claudia Afanio, apresentou os recursos de inclusão do TRE-PR, como a revitalização das calçadas que ligam as estações-tubo da rua Marechal Floriano Peixoto aos prédios da Justiça Eleitoral na capital, a Central de Libras e o incentivo à inscrição de intérpretes de língua brasileira de sinais como colaboradores na eleição. A servidora comentou ainda sobre a campanha de incentivo às PcDs como eleitoras, mesárias e candidatas, além do aumento do eleitorado com deficiência no Paraná.  

Por fim, Andréia Calabria e Maryan Pereira Putrique, da empresa de educação “Attitude Inclusão”, falaram brevemente sobre suas experiências na capacitação de pessoas neurodivergentes. Elas também destacaram a importância de as pessoas com deficiência não serem tratadas de forma infantilizada.

Presenças

Estiveram presentes no treinamento o presidente Sigurd Roberto Bengtsson; a juíza da 177ª ZE, doutora Patrícia Di Fuccio Lages de Lima; a diretora-geral do TRE-PR, Solange Maria Vieira; o secretário de Planejamento e Logística de Eleições e de Inovação, Valcir Mombach; o secretário de Comunicação e Multimídia, Willian Gallera Garcia; e o coordenador-executivo da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), Domício Prates Ribeiro Filho.

Também estiveram presentes a assessora de Inovação e Acessibilidade, Claudia Afanio; o assessor de Cerimonial, Márcio Carvalho Jardim; a chefe da 177ª Zona Eleitoral, Alexandra de Lima Bossardi; a chefe da Seção de Educação para a Cidadania Política (SECP), Rubiane Barros Barbosa Kreuz; a chefe da Seção de Produção Científica, Ações Acadêmicas e Socioculturais (SPCAAS), Mary Natsue Ogawa; a chefe do Núcleo LIODS, Samantha Balduino dos Santos Ferst; além de servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores da 177ª ZE e do TRE-PR.

Campanha mesários

Alinhada aos pilares da Gestão 2024/2025, que visa contribuir para uma sociedade mais inclusiva e igualitária, o TRE-PR convida PcDs a participarem das EleiçõesMunicipais de 2024 como mesárias. Para se inscreverem, as interessadas e os interessados devem preencher o formulário disponível no portal do Tribunal, informando sua deficiência para que a Justiça Eleitoral possa conhecer suas necessidades de forma a melhor atendê-los.

Próximas capacitações

Com a presença do presidente Sigurd Roberto Bengtsson, o TRE-PR realizará treinamentos de mesários com deficiência nas seguintes cidades e datas: em Ponta Grossa, no dia 3 de setembro, às 13h30; em Foz do Iguaçu, no dia 5 de setembro, às 9h; em São José dos Pinhais, no dia 10 de setembro, às 10h; em Londrina, no dia 13 de setembro, às 10h; em Maringá, no dia 14 de setembro, às 13h; e em Cascavel, no dia 20 de setembro, às 16h.

Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok 

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido