45ª Zona Eleitoral reúne mesários com deficiência para treinamento
A capacitação, realizada na terça-feira (24), contou com a presença de um mesário indígena
A 45ª Zona Eleitoral (ZE) de Laranjeiras do Sul realizou, na terça-feira (24), um treinamento para as mesárias e os mesários com deficiência nomeados para auxiliar nas Eleições Municipais de 2024. Entre eles, está o indígena Orlando Fejkog Luiz, que é uma pessoa com deficiência intelectual.
A 45ª ZE também nomeou cinco intérpretes da língua kaingang, pertencentes à aldeia indígena do município, para auxiliar na realização das Eleições Municipais de 2024. Eles atuarão em duas escolas da região. No Colégio Rio das Cobras, os intérpretes serão Isabel Ester Kysã Rodrigues e Ilda De Souza e, no Colégio Profª Candoca, os auxiliares nomeados são Reimar Katanh Jeca, Ezequias Kavagtan Paulista e Lourival Kaprag Fernandes.
Eleitorado indígena
Nas Eleições 2024, o eleitorado indígena do Paraná é de 3.955 eleitoras e eleitores. Dentro dessa parcela do eleitorado, 616 pessoas (aproximadamente 15,6%) votarão em Seções Eleitorais sob responsabilidade da 45ª ZE, que administra as Seções Eleitorais de Laranjeiras do Sul, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro e Rio Bonito do Iguaçu.
Autoidentificação
Válida para grupos como de indígenas e quilombolas, as declarações de autoidentificação começaram a ser coletadas no alistamento eleitoral em 2022, por iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A partir do dia 5 de novembro, quando os serviços de alistamento, transferência e alteração do cadastro serão reativados, as eleitoras e os eleitores indígenas poderão incluir no cadastro eleitoral o grupo étnico que pertencem.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube