ACP, APMP e DPE assinam o Pacto Eleições 2024 no Caminho da Paz
Os representantes das instituições foram recebidos pelo presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson nesta segunda-feira (2) em Curitiba
No final da tarde desta segunda-feira (2), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, recebeu o defensor público-geral, doutor Matheus Munhoz, a presidente da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), doutora Symara Motter, e o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), doutor Antônio Gilberto Deggerone. Os representantes das instituições assinaram o “Pacto Eleições no Caminho da Paz”.
Na cerimônia, o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson lembrou que a iniciativa do TRE-PR está alinhada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16, que busca “promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à Justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis”.
O presidente do TRE-PR falou sobre a necessidade dialogar sobre política de forma pacífica e levar a cultura da paz a cada área de atuação. “Quando falamos de paz, também falamos em agir”, esclareceu. Em relação à violência praticada na internet, o desembargador lembrou o filósofo Emmanuel Levinas: “talvez o fato de não ser possível ver o rosto do outro explique essa violência nas redes sociais”.
Presenças
Pelo TRE-PR, além do presidente Sigurd Roberto Bengtsson; o vice-presidente e corregedor, desembargador Luiz Osório Moraes Panza;o desembargador eleitoral Julio Jacob Junior; o desembargador eleitoral Guilherme Frederico Hernandes Denz; o desembargador eleitoral José Rodrigo Sade; o procurador regional eleitoral, doutor Marcelo Godoy; a juíza da 178ª Zona Eleitoral (ZE) de Curitiba, doutora Vanessa Jamus; e a coordenadora de Comunicação Social, Melissa Diniz Medroni.
Ainda participaram da cerimônia o primeiro vice-presidente da APMP, doutor Fernando da Silva Mattos; o vice-presidente da ACP, doutor Ricardo Cansian, e o coordenador jurídico da ACP, doutor Eduardo Motiejaus Juodis Stremel; e a 1ª Subdefensora Pública-Geral, Lívia Martins Salomão Brodbeck e Silva.
Pacto
O Pacto Eleições no Caminho da Paz propõe ações de inclusão e combate à desinformação, ao discurso de ódio e às fraudes nas cotas de gênero.
Instituições públicas e privadas de todo o Paraná são convidadas a apoiarem. O Termo de Adesão está disponível no site do TRE-PR, que torna pública também a lista das mais de cem entidades signatárias e os conteúdos de divulgação da campanha.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube