CAVE realiza simulado com os voluntários que participarão do Teste de Integridade das Urnas nas Eleições 2024
Compareceram ao treinamento servidoras e servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público
Na manhã desta terça-feira (24), a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE) promoveu um simulado com as cerca de 130 pessoas que atuarão como voluntárias no Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas, a ser realizado no dia da eleição - primeiro turno em 6 de outubro e segundo turno em 27 de outubro. O treinamento ocorreu no edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em Curitiba.
Participaram do simulado servidoras e servidores da Justiça Eleitoral do Paraná, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), do Ministério Público Federal, do Ministério Público Estadual, do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9) e do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).
A juíza da 2ª Zona Eleitoral (ZE) de Curitiba e presidente da CAVE, doutora Mychelle Pacheco Cintra Stadler, agradeceu a colaboração de todos que se voluntariam a trabalhar nas auditorias, tanto no sábado quanto no domingo. “Essa participação é de extrema importância para o desenvolvimento dos trabalhos da Comissão e para o processo democrático”, declarou.
Etapas do Teste de Integridade
🗓️ 4 de setembro
Definição das Seções Eleitorais aptas à auditoria
Em reunião com as entidades fiscalizadoras definidas pela Resolução TSE n° 23.673/2021, foi aprovada por unanimidade a exclusão de 1.205 Seções Eleitorais (4,4% do total), que não passaram por auditoria por estarem instaladas em locais de difícil acesso (colégios adventistas, ilhas, reservas indígenas) e cujo tempo de deslocamento para a sede do Cartório Eleitoral é superior a uma hora.
🗓️ 5 de outubro (véspera da eleição)
Escolha e sorteio das Seções Eleitorais que passarão pela auditoria
A partir das 9h, em cerimônia pública, 27 Seções Eleitorais serão escolhidas por entidades fiscalizadoras ou, se necessário, sorteadas para o Teste de Integridade. O evento será realizado no auditório do TRE-PR (Rua João Parolin, n° 224 - Prado Velho, Curitiba) com transmissão ao vivo pelo YouTube.
As urnas eletrônicas - que já estavam instaladas nos locais de votação, prontas para serem utilizadas no dia seguinte pelas eleitoras e pelos eleitores - são substituídas no local de votação por outras de contingência e transportadas até a sede do TRE-PR, em Curitiba, onde permanecerão sob vigilância da Polícia Federal desde a sua chegada até o fim dos trabalhos.
Preenchimento das cédulas de papel
Após a cerimônia de escolha e sorteio das Seções Eleitorais, colaboradoras e colaboradores voluntários preencherão 14 mil cédulas de papel, com base no caderno de candidatas e candidatos da própria localidade escolhida ou sorteada, que serão transformadas em voto digital na urna eletrônica no domingo (6 de outubro). O procedimento pode ser feito por qualquer pessoa, exceto servidoras e servidores da Justiça Eleitoral.
Assim, no caso da auditoria realizada no TRE-PR, as cédulas serão preenchidas por auditores da Controladoria Geral do Estado do Paraná (CGE), cadetes da Polícia Militar do Paraná (PMPR), universitários e servidoras e servidores do Ministério Público Federal, do TJPR, do TRF4 e do TRT9.
🗓️ 6 de outubro (dia da eleição)
Emissão da zerésima
A zerésima é um documento, emitido antes do início da votação, que comprova não haver votos computados previamente nas urnas eletrônicas. Esse procedimento é realizado em todos os equipamentos, tanto os que serão auditados, quanto os que serão utilizados pelas eleitoras e eleitores para votar.
Realização do Teste de Integridade
Em ambiente aberto ao público, na Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), os votos preenchidos nas cédulas de papel no sábado e armazenados em urnas de lonas lacradas serão digitados nas urnas eletrônicas que passarão pela auditoria, das 8h às 17h, simulando o funcionamento e a movimentação das Seções Eleitorais.
O procedimento será realizado por cerca de 130 pessoas, incluindo integrantes da CAVE e servidoras e servidores da Justiça Eleitoral do Paraná, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), do Ministério Público Federal, do Ministério Público Estadual, do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9) e do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).
Durante todo o dia, duas turmas se revezam em turnos para exercer as seguintes funções:
- Retirar o voto da urna de lona e realizar a verificação da validade da cédula, que deve estar legível e sem rasuras. Em seguida, digitar o voto em um sistema de apoio, que funciona de forma similar a uma calculadora.
- Atuar como mesário, liberando o microterminal com base na lista de eleitoras e eleitores daquela localidade sorteada. Na sequência, votar na urna eletrônica de acordo com o voto que estava registrado inicialmente na cédula de papel.
Horário de atuação das turmas | |
1ª Turma |
2ª Turma |
7h às 9h30 |
9h30 às 12h |
12h às 14h30 |
14h30 às 17h |
⚠️Os votos lançados nas urnas eletrônicas que passarão pelo processo de auditoria não interferem na votação oficial da eleição.
Emissão dos Boletins de Urna (BUs) e conferência dos resultados
Após o final da votação, às 17h, serão impressos em cada equipamento os Boletins de Urna, documentos que contêm a quantidade de votos registrados na urna eletrônica para cada candidato, partido ou legenda. Os resultados nos BUs devem corresponder aos votos que constavam nas cédulas de papel.
Resultados esperados
✅ Não encontrar divergências entre a contagem dos votos das cédulas de papel e os resultados entregues pelo Boletim de Urna;
✅ Demonstrar segurança na captação e na contagem dos votos pela urna eletrônica;
✅ Para garantir a transparência da auditoria, todos os procedimentos são registrados em ata, filmados, gravados, transmitidos ao vivo pelo canal do TRE-PR no YouTube e auditados por uma empresa independente.
Locais em que serão realizados os Testes de Integridade
📌 25 urnas eletrônicas serão auditadas na EJE-PR, no edifício-sede do TRE-PR, localizado na Rua João Parolin, n° 224 - Prado Velho, em Curitiba.
📌As outras duas urnas eletrônicas farão parte do Projeto-Piloto com biometria, que será realizado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), na Rua Imaculada Conceição, n° 1155 - Prado Velho, em Curitiba.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube