Chefes de Cartório participam de reunião sobre ações de acessibilidade nas Eleições 2024

O encontro teve o objetivo de sensibilizar sobre o tema e esclarecer a respeito do treinamento de mesários com deficiência

Foto em que se veem pessoas sentadas em torno de uma mesa de madeira, no terraço da Presidência ...Chefes de Cartório participam de reunião sobre ações de acessibilidade nas Eleições 2024

Nesta terça-feira (10), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, realizou reunião com chefes dos Cartórios Eleitorais para orientar a respeito das ações de acessibilidade nas Eleições 2024. Ele solicitou o envolvimento das servidoras e dos servidores presentes com o reforço, em seus municípios, das ações do TRE-PR voltadas à inclusão de pessoas com deficiência no processo eleitoral.

A assessora de inovação e acessibilidade do TRE-PR, Claudia Afanio, expôs os resultados parciais das ações de inclusão e acessibilidade realizadas nas capacitações presenciais de mesárias e mesários.

Domicio Prates Ribeiro Filho, coordenador-executivo da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), apresentou os materiais de apoio produzidos para auxiliar na capacitação de mesários com deficiência e o secretário de Comunicação e Multimídia, Willian Gallera Garcia, explicou aos presentes a estratégia de divulgação das ações do TRE-PR voltadas à inclusão.

Andrea Calábria, diretora-executiva e fundadora da empresa, responsável pelo treinamento de mesários com deficiência, abordou o conceito de capacitismo e o ciclo de invisibilidade, do qual as pessoas com deficiência ainda são vítimas. De acordo com esse ciclo, pessoas com deficiência não têm acesso a bens, não são percebidas como parte da comunidade e são mantidas em segredo dentro de casa.

Na sequência, ela esclareceu as chefes e os chefes de Cartório a respeito da concepção do treinamento de mesários voltado a pessoas com deficiência. Segundo  Andrea, a capacitação varia de acordo com a função a ser exercida e considera a necessidade e as características de cada mesária ou mesário.

Presenças

Além do presidente do TRE-PR, da assessora de inovação e acessibilidade, do secretário de comunicação e multimídia, do coordenador da EJE-PR e da diretora da Attitude Inclusão, participaram da reunião a juíza da 178ª Zona Eleitoral (ZE) de Curitiba, doutora Vanessa Jamus; a diretora-geral do TRE-PR, Solange Maria Vieira; o secretário de Planejamento e Logística de Eleição e de Inovação, Valcir Mombach; o servidor da 145ª ZE e presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão, Neryberto Loureiro da Silva; Maria Eduarda Cresta, contratada da Assessoria de Acessibilidade e Inclusão; e Maryan Pereira, auxiliar administrativa da Attitude Inclusão.




Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok 

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Acesso rápido