Chefes de Cartório participam de reunião sobre ações de acessibilidade nas Eleições 2024
O encontro teve o objetivo de sensibilizar sobre o tema e esclarecer a respeito do treinamento de mesários com deficiência
Nesta terça-feira (10), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, realizou reunião com chefes dos Cartórios Eleitorais para orientar a respeito das ações de acessibilidade nas Eleições 2024. Ele solicitou o envolvimento das servidoras e dos servidores presentes com o reforço, em seus municípios, das ações do TRE-PR voltadas à inclusão de pessoas com deficiência no processo eleitoral.
A assessora de inovação e acessibilidade do TRE-PR, Claudia Afanio, expôs os resultados parciais das ações de inclusão e acessibilidade realizadas nas capacitações presenciais de mesárias e mesários.
Domicio Prates Ribeiro Filho, coordenador-executivo da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), apresentou os materiais de apoio produzidos para auxiliar na capacitação de mesários com deficiência e o secretário de Comunicação e Multimídia, Willian Gallera Garcia, explicou aos presentes a estratégia de divulgação das ações do TRE-PR voltadas à inclusão.
Andrea Calábria, diretora-executiva e fundadora da empresa, responsável pelo treinamento de mesários com deficiência, abordou o conceito de capacitismo e o ciclo de invisibilidade, do qual as pessoas com deficiência ainda são vítimas. De acordo com esse ciclo, pessoas com deficiência não têm acesso a bens, não são percebidas como parte da comunidade e são mantidas em segredo dentro de casa.
Na sequência, ela esclareceu as chefes e os chefes de Cartório a respeito da concepção do treinamento de mesários voltado a pessoas com deficiência. Segundo Andrea, a capacitação varia de acordo com a função a ser exercida e considera a necessidade e as características de cada mesária ou mesário.
Presenças
Além do presidente do TRE-PR, da assessora de inovação e acessibilidade, do secretário de comunicação e multimídia, do coordenador da EJE-PR e da diretora da Attitude Inclusão, participaram da reunião a juíza da 178ª Zona Eleitoral (ZE) de Curitiba, doutora Vanessa Jamus; a diretora-geral do TRE-PR, Solange Maria Vieira; o secretário de Planejamento e Logística de Eleição e de Inovação, Valcir Mombach; o servidor da 145ª ZE e presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão, Neryberto Loureiro da Silva; Maria Eduarda Cresta, contratada da Assessoria de Acessibilidade e Inclusão; e Maryan Pereira, auxiliar administrativa da Attitude Inclusão.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube