Confira as mudanças de locais de votação no Paraná para as Eleições 2024
As alterações podem ser consultadas no site do TRE-PR
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) informa que, devido a obras, reformas ou falta de acessibilidade, 214 locais de votação no Paraná foram alterados para a realização das Eleições Municipais de 2024.
O eleitor ou a eleitora pode conferir se houve mudança em seu local de votação pelo site do TRE-PR, que divulga as mudanças de acordo com o município. Também é possível consultar o local de votação pelo portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou pelo aplicativo e-Título.Maior número de mudanças
A Zona Eleitoral (ZE) com o maior número de mudanças de locais de votação é a 38ª ZE de PItanga, que apresenta 11 mudanças na cidade de Pitanga e 6, no município de Santa Maria do Oeste. Em seguida, na cidade de Cascavel, há 11 alterações, seis na 68ª ZE e quatro na 143ª ZE. Em Curitiba, são sete os locais com alteração.
Maior número de mudanças
A Zona Eleitoral (ZE) com o maior número de mudanças de locais de votação é a 50ª ZE, com 40 alterações no município de Araucária e três em Contenda; na sequência, destaca-se a 38ª ZE de Pitanga, que apresenta 11 mudanças na cidade de Pitanga e 6, no município de Santa Maria do Oeste. Em seguida, na cidade de Cascavel, há 11 alterações, seis na 68ª ZE e quatro na 143ª ZE. Em Curitiba, são sete os locais com alteração.
Acessibilidade nos locais de votação
A promoção de acessibilidade é um dos pilares da atual gestão do TRE-PR, sob a presidência do desembargador Sigurd Roberto Bengtsson. Para assegurá-la nos locais de votação, faz-se necessário observar as condições das Seções Eleitorais, mapeando-se os obstáculos que podem impedir as eleitoras e os eleitores de exercer o voto.
Com esse objetivo, além de requerer às Prefeituras e ao Governo do Estado a realização de reformas nos locais de votação, a Justiça Eleitoral do Paraná conta com a participação de voluntárias e voluntários que atuarão como “coordenadores de acessibilidade” para atender e orientar ao eleitorado com deficiência ou mobilidade reduzida.
Como conferir o local de votação?
Todas as eleitoras e todos os eleitores podem conferir o local de votação pelo aplicativo e-Título. Para isso, devem fazer o login, usando o CPF ou número do Título de Eleitor, e clicar na opção “Onde votar”, no menu inferior.
Com a atualização do aplicativo e-Título, realizada no dia 1º de setembro, a Justiça Eleitoral convida eleitoras e eleitores a baixar a nova versão do aplicativo com o máximo de antecedência possível, a fim de evitar possíveis problemas de conexão com a aproximação do primeiro turno das Eleições 2024, no dia 6 de outubro. Não é possível baixar o aplicativo no dia da eleição.
Baixe o aplicativo e-Título no Google Play ou na App Store
Para consultar o local de votação pelo site do TSE, a eleitora ou o eleitor deve clicar na aba “Autoatendimento Eleitoral”. Basta clicar na opção 8 (Onde votar), preencher os dados solicitados e clicar em “Entrar”. Em uma nova aba, será possível consultar o nome do local, o endereço e o número da Seção Eleitoral.
Em caso de dúvida, entre em contato com as Zonas Eleitorais pelo Disque Eleitor, no número 0800 640 8400.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube