Coordenadores de acessibilidade da 177ª Zona Eleitoral participam de treinamento em Curitiba
A capacitação foi realizada na segunda-feira (9), no Fórum Eleitoral de Curitiba
Na segunda-feira (9), o Cartório da 177ª Zona Eleitoral (ZE) promoveu, no Fórum Eleitoral de Curitiba, treinamento dos 60 coordenadores de acessibilidade que atuarão nos 49 locais de votação da ZE durante as Eleições 2024.
A chefe de Cartório da 177ª ZE, Alexandra de Lima Bossardi, explicou que o treinamento abordou conceitos importantes para a comunicação com as pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida, como nomenclaturas e o uso de termos apropriados, bem como a forma de abordagem das pessoas e os comportamentos inclusivos no local de votação.
A capacitação foi conduzida pela analista do Núcleo de Inclusão e Diversidade do Grupo Marista, Denise Dalmece. Segundo Denise, discutir o tema inclusão e acessibilidade é fundamental para promover uma sociedade mais igualitária. “Foi uma experiência enriquecedora. Espero que possamos continuar avançando nessa causa tão especial”, finalizou.
Coordenador de acessibilidade
As coordenadoras e os coordenadores de acessibilidade, previstos na Resolução TSE 23736/2024, têm a responsabilidade de verificar as condições de acessibilidade, de adotar as medidas possíveis para aperfeiçoá-las e, no dia da eleição, de orientar e atender as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
Eleitorado com deficiência
Entre as 8.646.524 pessoas aptas a votar no Paraná, 94.478 (1,1%) declararam à Justiça Eleitoral ter algum tipo de deficiência, segundo o Portal de Estatísticas do TSE. Esse número revela um crescimento de 12,46% se comparado ao das Eleições Gerais de 2022, quando eram 84.007 eleitoras e eleitores nessa condição.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube