Entidades aderem ao “Pacto Eleições no Caminho da Paz” em evento realizado nesta terça-feira (10)
Entre as instituições que se tornaram signatárias estão o TRT9, a Amapar, a AMB e a Fiep
Nesta terça-feira (10), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, recebeu representantes de instituições públicas e privadas para assinatura do “Pacto Eleições no Caminho da Paz”, que visa contribuir para que o pleito transcorra de forma segura, igualitária, inclusiva e sem desinformação e discurso de ódio. O evento foi realizado no terraço da Presidência, no edifício-sede do TRE-PR, em Curitiba.
Na ocasião, o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson solicitou o apoio das entidades presentes para a divulgação dos materiais elaborados pelo TRE-PR que servem de apoio para as Eleições 2024, como a cartilha de acessibilidade e a de orientações para contribuir com a pacificação do processo eleitoral. “É importante a mobilização de toda a sociedade paranaense para seguirmos no caminho da paz”, salientou.
Segundo o vice-presidente e corregedor do TRE-PR, desembargador Luiz Osório Moraes Panza, levar essa cultura da paz a toda a sociedade é um trabalho preventivo, diário e contínuo. “A boa política é aquela em que os grandes debates existem. Mas nas eleições nem todos têm esse preparo, levando a embates entre candidatos e partidos. O que nós queremos mostrar é que todos somos seres humanos responsáveis pelo futuro da cidade, dos estados e da União”, disse.
Aderiram ao Pacto o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9), as três potências regulares da Maçonaria Paranaense (Grande Oriente do Brasil, Grande Oriente do Paraná e Grande Loja do Paraná), a Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Federação Paranaense de Futebol (FPF), a Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS) e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).
Presenças
Além do presidente e do corregedor do TRE-PR, estiveram presentes os juízes-membros da Corte, desembargadores eleitorais Anderson Ricardo Fogaça e José Rodrigo Sade; o procurador regional eleitoral, doutor Marcelo Godoy; o membro substituto da Corte, desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza, que representou a AMB; a juíza da 178ª ZE, doutora Vanessa Jamus; e o doutor Roberto Aurichio Junior.
Participaram também o presidente do TRT9, desembargador Célio Horst Waldraff; o assessor de comunicação do TRT9, Heliberton Cesca; o grão-mestre Paulo Roberto Socher e o doutor Jean Leeck, do Grande Oriente do Brasil; o grão-mestre Cristian Adrian Flores Maldonado, do Grande Oriente do Paraná; e o grão-mestre Marco Antônio Corrêa de Sá, da Grande Loja do Paraná.
Compareceram ainda o presidente da Amapar, doutor Marcel Ferreira dos Santos; o presidente da FPF, Hélio Pereira Cury Filho; o diretor-geral e assessor jurídico da FPFS, Eduardo de Vargas Neto; e o vice-presidente da Fiep, Virgilio Moreira Filho.
Adesão ao Pacto
Instituições públicas e privadas de todo o Paraná são convidadas a apoiarem o “Pacto Eleições no Caminho da Paz”, do TRE-PR. O Termo de Adesão está disponível no site do Tribunal, que torna pública também a lista das mais de 200 entidades e partidos signatários, bem como os conteúdos de divulgação da campanha.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube