Estudantes de Ciências Sociais e de Direito visitam o TRE-PR
Os futuros sociólogos estiveram no TRE-PR no dia 19; os acadêmicos de Direito, no dia 18

Na última quinta-feira (19), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, recebeu estudantes do curso de Ciências Sociais da UFPR e o professor Paulo Roberto Neves Costa, que participaram do programa Visita Técnica, organizado pela Seção de Produção Científica Ações Acadêmicas e Socioculturais (SPCAAS), da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR).
Na abertura do encontro, concebido para fornecer conteúdo para a disciplina “Métodos Qualitativos em Ciência Política com Extensão”, o presidente do TRE-PR apresentou a campanha Eleições no Caminho da Paz, que visa contribuir para que o pleito transcorra de forma segura, igualitária, inclusiva, livre de desinformação e discurso de ódio.
A diretora-geral do TRE-PR, Solange Maria Vieira, esclareceu às estudantes e aos estudantes, que acompanhavam as cerimônias de preparação das urnas eletrônicas, procedimentos relacionados à logística e à preparação das eleições.
Coube à chefe da SPCAAS, Mary Natsue Ogawa, as explicações sobre o funcionamento da Justiça Eleitoral, a organização das Zonas Eleitorais (ZEs) e a composição da Corte. Na sequência, o servidor Frederico Rafael Martins Almeida abordou o tema propaganda eleitoral, aproveitando-se da sua experiência como chefe de Cartório Eleitoral e como coautor de livro sobre o tema.
Os recursos financeiros utilizados nas campanhas eleitorais, sua distribuição entre os partidos e candidatos, além da contabilidade dos gastos foram abordados pelo coordenador de Contas Eleitorais e Partidárias do TRE-PR, Paulo Esteves.
A Coordenadora de Comunicação Social, Melissa Diniz Medroni, abordou, utilizando-se de linguagem simples, de temas muito atuais, como as redes sociais, o combate à desinformação, e a central de checagem do TRE-PR, o projeto Gralha Confere.
Os colaboradores Thais Sampaio e Jacson Lucas apresentaram a Revista Paraná Eleitoral, abrindo a oportunidade para submissão de artigos para a edição de dezembro, e o Grupo de Pesquisa da EJE-PR, que desenvolve pesquisa científica em temas relacionados ao Direito Eleitoral e à Ciência Política.
Ao final do encontro, coordenador-executivo da EJE-PR, Domício Prates Ribeiro Filho, e a chefe do Gabinete da Corregedoria Regional Eleitoral, Cristiane Paula da Silva Galperin, detalharam os processos de auditoria das urnas eletrônicas e os diversos procedimentos de fiscalização do processo eletrônico de votação realizados na véspera e no dia do pleito.
Faculdade Gran Centro Universitário
Na última quarta-feira (18), foram as acadêmicas e os acadêmicos do curso de Direito da Faculdade Gran Centro Universitário que visitaram as instalações da sede da Justiça Eleitoral do Paraná, onde conheceram o vice-presidente e corregedor do TRE-PR, desembargador Luiz Osório Moraes Panza.
Os cerca de 20 estudantes e a coordenadora do curso, a professor Gilmara Funes, foram recepcionados pela chefe da SPCAAS, Mary Natsue Ogawa, e pelas servidores Melissa Formighieri de Souza e Sérgio Luiz Maranhão Ritzmann, que ministrou uma breve palestra sobre o funcionamento, a estrutura e a composição do TRE-PR.
Na sequências as estudantes e os estudantes acompanharam parte da sessão da Corte, conheceram o depósito de urnas do TRE-PR, a Seção de Gestão de Urnas e assistiram à palestra dos integrantes da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave) Cristiane Paula da Silva Galperin e Domício Prates Ribeiro Filho. Na sequência, o chefe do Cartório da 3ª Zona Eleitoral (ZE) de Curitiba, Rafael Pereira de Menezes, abordou temas relacionados à competência eleitoral e à segurança do processo eletrônico de votação.
Visitas Técnicas
A Justiça Eleitoral do Paraná promove as visitas guiadas ao Tribunal em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), descritos na Agenda 2030. O quarto objetivo faz referência à promoção da educação de qualidade, inclusiva e equitativa a fim de promover oportunidades de aprendizagem para todas e todos.
Como meta institucional, por meio de ações da EJE-PR, são estimuladas atividades voltadas à consciência política, ao esclarecimento sobre direitos e deveres eleitorais e ao exercício da cidadania.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube