Ex-membro da Corte Constitucional da Colômbia enaltece transparência e organização do processo eleitoral
O professor Jorge Roa Roa, da Universidade Pompeu Fabra (Barcelona), e o vice-diretor da Faculdade de Direito da UFPR visitaram o TRE-PR nesta quarta-feira (18)

Nesta quarta-feira (18), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) recebeu a visita do vice-diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), professor Rui Dissenha, e do professor de Direito Constitucional da Universidade Pompeu Fabra (Barcelona) Jorge Ernesto Roa Roa.
Os professores foram integrados à visita técnica guiada que estava sendo realizada por alunas e alunos do curso de Direito da Faculdade Gran Centro Universitário. Como parte da programação da visita, organizada pela Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), os professores, as estudantes e os estudantes acompanharam parte da sessão da Corte, conheceram o depósito de urnas do TRE-PR, a Seção de Gestão de Urnas e assistiram à palestra dos integrantes da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave) Cristiane Paula da Silva Galperin e Domício Prates Ribeiro Filho. Na sequência, o chefe do Cartório da 3ª Zona Eleitoral (ZE) de Curitiba, Rafael Pereira de Menezes, abordou temas relacionados à competência eleitoral e à segurança do processo eletrônico de votação.
Em reunião com o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, o professor Jorge Roa Roa, que já atuou como membro da Corte Constitucional da Colômbia, enalteceu a transparência e a organização dos serviços prestados pela Justiça Eleitoral. “Tenho todas as razões para afirmar que este é um dos sistemas eleitorais mais confiáveis do mundo [...] os sistemas de auditoria e de fiscalização garantem que a vontade popular expressa nas urnas é o que verdadeiramente se reflete no resultado das eleições”, concluiu.
Presenças
Além do desembargador Sigurd Roberto Bengtsson e dos professores Rui Dissenha e Jorge Roa Roa, participaram da reunião realizada na sala da Presidência do TRE-PR, o desembargador eleitoral Anderson Ricardo Fogaça, diretor-executivo da EJE-PR; a diretora-geral do TRE-PR, Solange Maria Vieira; e o coordenador-executivo da EJE-PR, Domicio Prates Ribeiro Filho.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

