Iniciativas dos Cartórios Eleitorais garantem acessibilidade nos locais de votação
A 145ª Zona Eleitoral de Curitiba contou com apoio do Ministério Público para implementar as adequações necessárias
Com o objetivo de tornar cada vez mais efetiva a participação no processo eleitoral de eleitoras e eleitores, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) promoveu neste ano diversas iniciativas voltadas à acessibilidade, que é um dos pilares da Gestão 2024/2025, que busca contribuir para uma sociedade mais inclusiva e igualitária.
Entre essas iniciativas, está a realização de vistorias pelas Zonas Eleitorais (ZEs) nos locais de votação e o mapeamento das Seções Eleitorais com acessibilidade para facilitar o acesso de pessoas com deficiência e de idosos aos locais de votação. A legislação eleitoral, por meio da Resolução TSE 23736/2024, prevê ainda a função de “coordenador de acessibilidade”, que tem a responsabilidade de verificar as condições de acessibilidade, de adotar as medidas possíveis para aperfeiçoá-las e, no dia da eleição, de orientar e atender as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
Participação do Ministério Público Eleitoral
Para requerer à Prefeitura e ao Governo do Estado a realização das adequações necessárias aos locais de votação, o Cartório da 145ª Zona Eleitoral (ZE) de Curitiba acionou o Ministério Público Eleitoral (MPE). De acordo com Neryberto Loureiro da Silva, servidor do Cartório Eleitoral, o apoio do MPE foi importante para a execução das reformas nas escolas municipais e estaduais pertencentes à 145ª ZE. A iniciativa proporcionou a instalação de rampas, corrimãos e pisos táteis, além de barras de apoio nos banheiros, garantindo a acessibilidade das eleitoras e dos eleitores aos locais de votação.
Aumento do eleitorado com deficiência
Entre as 8.646.524 pessoas aptas a votar no Paraná, 94.478 (1,1%) declararam à Justiça Eleitoral ter algum tipo de deficiência, segundo o Portal de Estatísticas do TSE. Esse número revela um crescimento de 12,46%, se comparado ao das Eleições Gerais de 2022, quando eram 84.007 eleitoras e eleitores nessa condição.
Campanha mesários com deficiência
Alinhada aos pilares da Gestão 2024/2025, que visa contribuir para uma sociedade mais inclusiva e igualitária, o TRE-PR convida pessoas com deficiência a participarem das EleiçõesMunicipais de 2024 como mesárias. Elas têm até o dia 20 de setembro para fazer a inscrição.
Para se inscreverem, as interessadas e os interessados devem preencher o formulário disponível no portal do Tribunal, informando sua deficiência para que a Justiça Eleitoral possa conhecer suas necessidades de forma a melhor atendê-los.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube