Justiça Eleitoral do Paraná lança Cartilha de Acessibilidade
Material tem o propósito de sensibilizar, conscientizar e informar sobre o tema
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) disponibiliza a toda a comunidade, em especial a mesárias, mesários, auxiliares de eleição, administradoras e administradores de prédios durante as Eleições a Cartilha de Acessibilidade, que tem a finalidade de orientar sobre o tema acessibilidade, as formas de redução de barreiras nos locais de votação e o exercício do voto de pessoas com deficiência.
O conteúdo, produzido pela Assessoria de Inovação e Acessibilidade (AIA), com diagramação realizada pela Assistência de Comunicação Visual (ASCV) do TRE-PR, aborda conceitos importantes, como o de pessoa com deficiência e o de pessoa com mobilidade reduzida, e esclarece sobre as diversas categorias de deficiência, apresentando dicas para o atendimento de acordo com a necessidade da cada eleitora ou eleitor.
A Cartilha aborda ainda o papel do coordenador de acessibilidade, responsável pela verificação das condições de acessibilidade do local de votação e por prestar atendimento às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida no dia da eleição.
Estatísticas
Entre as 8.646.524 pessoas aptas a votar no Paraná, 94.478 (1,1%) declararam à Justiça Eleitoral ter algum tipo de deficiência, segundo o Portal de Estatísticas do TSE. Esse número revela um crescimento de 12,46%, se comparado ao das Eleições Gerais de 2022, quando eram 84.007 eleitoras e eleitores nessa condição.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube