Mesárias e mesários, coordenadoras e coordenadores de acessibilidade de São José dos Pinhais, Londrina e Maringá realizam treinamento nesta semana

As interessadas e os interessados em participar têm até o dia 20 de setembro para se inscrever

Em um auditório com poltronas vermelhas, várias pessoas assistem ao desembargador Sigurd e outra...

Depois do treinamento realizado em Curitiba na segunda-feira (2), em Ponta Grossa (3) e Foz do Iguaçu (4), a Justiça Eleitoral do Paraná promoveu capacitação de mesárias e de mesários e coordenadores de acessibilidade nas cidades de São José dos Pinhais, na terça-feira (10), de Londrina, na sexta-feira (13) e em Maringá, no sábado (14).

Em São José dos Pinhais, o treinamento foi realizado na Usina da Música. O presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, destacou a importância da participação das mesárias e dos mesários no processo eleitoral. “Quem faz a eleição é o cidadão e a cidadã paranaense”, ratificou. Em relação à participação de pessoas com deficiência como mesárias, declarou que a intenção da Justiça Eleitoral do Paraná é aproveitar a mobilização do dia das eleições para “lutar contra o capacitismo e dar visibilidade às pessoas com deficiência”.

 A doutora Débora Cassiano Redmond, juíza eleitoral da 8ª ZE, contou que 100% dos locais de votação da são totalmente acessíveis em atendimento à Lei Brasileira de Inclusão. O doutor Siderlei Ostrufka Cordeiro, juiz eleitoral da 199ª ZE informou que após ter acionado o Ministério Público eleitoral, a prefeitura do município realizou reformas que resultaram no aumento de 35% para 85% de acessibilidade nos locais de votação da 199ª ZE.

Em uma sala com bancadas cobertas por urnas eletrônicas, várias pessoas, entre mulheres e homens...


Londrina

Na sexta-feira (13), em Londrina, o treinamento foi realizado no auditório do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval). O evento foi aberto por Vivian Tiemi Yamamoto, chefe de cartório da 42ª ZE. Após sua fala inicial, o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson reafirmou a importância da participação das mesárias e dos mesários no processo eleitoral, seguido pela doutora Camila Tereza Gutzlaff Cardoso, juíza eleitoral da 42ª ZE. Também estiveram presentes os juízes eleitorais doutor João Marcos Anacleto Rosa (41ª ZE), doutora Claudia Catafesta (146ª ZE) e doutor Mauro Henrique Veltrini Ticianelli (157ª ZE), além da equipe do TRE-PR que se deslocou para os treinamentos no interior do estado. 

Maringá

Em Maringá, o treinamento foi realizado na Central de Atendimento ao Eleitor (CAE). O treinamento foi conduzido pela chefe de cartório da 137ª ZE, Elaine Berbete e contou com a presença dos juízes das três zonas eleitorais da cidade, doutor Rafael Altoé (66ª ZE), doutora Daniela Palazzo Chede Bedin (137ª ZE) e doutor Nicola Frascati Júnior (192ª ZE).

A cadeirante e servidora pública Leni Lima Ferreira, falou da sua satisfação e da importância de participar das eleições como mesária. “Acho importante esse projeto, essa inclusão a pessoa com deficiência, estar no local trabalhando, independentemente da sua limitação. Estou bastante feliz em participar”. Já Cacilda Veronesi Jaloto dos Santos, diretora da APAE Maringá, agradeceu o TRE-PR pela iniciativa de fazer das eleições um momento mais inclusivo. Para ela, as pessoas com deficiência exercem sua cidadania plena ao votarem, mas trabalharem nas eleições é reconhecer a verdadeira cidadania.  “É uma grande satisfação que nossos alunos que são pessoas com deficiência intelectual e múltiplas também farão parte desse processo. Para nós da APAE, para as pessoas que trabalharão nas eleições, para as famílias desses deficientes é um momento ímpar, é um momento onde está sendo reconhecida a plena cidadania”, concluiu. 

Treinamentos

Durante os encontros, foram apresentados vídeos institucionais, entre eles o jingle que incentiva a inscrição de PcDs como mesárias nas eleições, a campanha apresentada pela embaixadora de acessibilidade do TRE-PR, Pietra Silvestri, que convida as pessoas com deficiência a participarem efetivamente da democracia, e um vídeo explicativo simulando as adaptações de acessibilidade em uma Seção Eleitoral no dia do pleito.

A chefe da Seção de Educação para a Cidadania Política (SECP), Rubiane Barros Barbosa Kreuz, abordou os conceitos básicos da “Comunicação Humanizada”, que visa dar mais atenção à pessoa com quem se interage, levando em conta sua história de vida. 

O servidor do Laboratório de Inovação e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável Diogo Fraga Ferreira, que tem deficiência visual, comentou sobre o trabalho desenvolvido pela Justiça Eleitoral do Paraná para incluir as pessoas com deficiência no processo eleitoral. Ele explicou que, para contar com pessoas que têm deficiência visual como mesárias, o TRE-PR criou um material adaptado para ser acessado por leitor de tela, com as informações suficientes para a atuação da mesária e do mesário no dia da eleição. 

A intérprete de Libras do TRE-PR, Thami Joanna Nascimento, apresentou os recursos de inclusão do TRE-PR, como a Central de Libras e o incentivo à inscrição de intérpretes de língua brasileira de sinais como colaboradores na eleição. A contratada comentou ainda sobre a campanha de incentivo às PcDs como eleitoras, mesárias e candidatas, além do treinamento online específico para pessoas com deficiência intelectual e autismo.

Campanha mesários com deficiência

Alinhada aos pilares da Gestão 2024/2025, que visa contribuir para uma sociedade mais inclusiva e igualitária, o TRE-PR convida PcDs a participarem das EleiçõesMunicipais de 2024 como mesárias. Elas têm até o dia 20 de setembro para fazer a inscrição.

Para se inscreverem, as interessadas e os interessados devem preencher o formulário disponível no portal do Tribunal, informando sua deficiência para que a Justiça Eleitoral possa conhecer suas necessidades de forma a melhor atendê-los.

Próximas capacitações

Com a presença do presidente Sigurd Roberto Bengtsson, o TRE-PR realizará treinamento de mesário com deficiência e coordenadores de acessibilidade em Cascavel, no dia 20 de setembro, às 16h.


Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok 

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido