Mesários com deficiência intelectual e com transtorno do espectro autista de Curitiba e Região Metropolitana participam de capacitação no edifício-sede
Ministrado por profissionais da empresa Attitude Inclusão, o treinamento foi realizado em dois turnos para atender as voluntárias e os voluntários
Nesta segunda-feira (23), mesárias e mesários com deficiência intelectual e com transtorno do espectro autista (TEA), auxiliares que darão suporte às pessoas com deficiência (PcDs) e aos coordenadores de acessibilidade de Curitiba e da Região Metropolitana participaram de um ciclo de capacitações. Iniciativa da Assessoria de Inovação e Acessibilidade (AIA) do TRE-PR, com a colaboração da empresa Attitude Inovação, o treinamento foi realizado em dois turnos, um para cada público.
A abertura foi realizada pelo presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, que destacou a importância dos mesários e das mesárias no processo eleitoral, especialmente no dia da votação. “Vamos fazer uma eleição que será modelo em todo o Brasil”, ressaltou.
Mesárias nas Eleições 2022, a embaixadora de Acessibilidade do TRE-PR, a influenciadora Pietra Silvestri, reforçou que a presença de pessoas com deficiência como mesárias é um exemplo de como podem contribuir com a sociedade. “Ser mesário é um ato voluntário de cidadania e nos fortalece”, finalizou.
Ministrada pela diretora executiva e fundadora da Attitude Inclusão, Andréia Calabria, e pela diretora de inclusão da empresa, Cecília Amaral da Cruz, a capacitação de manhã foi direcionada às pessoas com TEA, que trabalharão como segundas mesárias, coletoras de justificativas de voto e coordenadoras de acessibilidade.
Entre os conteúdos do treinamento, foram detalhadas as atuações de cada função no dia da votação, tanto dentro como fora das Seções Eleitorais, e os procedimentos a serem realizados antes, durante e após a votação. Também foram repassadas dicas e boas práticas de atendimento ao eleitorado.
No mesmo auditório, à tarde, das 13h30 às 16h30, o treinamento foi destinado às PcDs que exercerão a função de secretárias das Seções Eleitorais, coletoras de justificativas de voto e coordenadoras de acessibilidade.
À tarde, além da diretora executiva e fundadora da Attitude Inclusão, Andréia Calabria, participou do treinamento a assistente administrativa da empresa, Maryan Pereira, que simulou o fluxo de votação nas Seções Eleitorais na companhia da influenciadora Pietra Silvestri.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube