Parceria com a UEL busca cultura de segurança e de inovação tecnológica
Acordo de cooperação foi assinado nesta sexta-feira (13), em Londrina
Nesta sexta-feira (13), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, e a reitorada Universidade Estadual de Londrina (UEL), professora doutora Marta Regina Gimenez Favaro, assinaram o protocolo de intenções para estabelecer parceria acadêmica e científica entre as instituições voltada ao combate à desinformação nas eleições.
Por meio da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) e do Laboratório de Pesquisas em Crimes Cibernéticos (CyberLab/UEL), a parceria visa promover ações conjuntas de pesquisa, desenvolvimento de tecnologias e capacitação de servidoras, servidores, eleitoras e eleitores. O objetivo é aprimorar o processo eleitoral e formar uma cultura de segurança e de inovação tecnológica.
Durante o evento, realizado em Londrina, o presidente Sigurd Roberto Bengtsson destacou que a cooperação entre o TRE-PR e a UEL é muito importante, uma vez que “a eleição é multidisciplinar, envolvendo vários campos de conhecimento”. Segundo ele, a parceria possibilitará a realização de treinamentos e o desenvolvimento de aplicativos para identificação de deepfakes. “O compromisso com a verdade é o compromisso com a democracia”, salientou.
A reitora da UEL, Marta Regina Gimenez Favaro, reforçou que a parceria é uma oportunidade para que os professores, pesquisadores e estudantes da Universidade juntem forças com o TRE-PR para trabalhar pelo combate às informações falsas de forma mais intensa. “Com essa união pretendemos criar produtos e propor um serviço que instale efetivamente uma cultura de paz”, disse.
Presenças
Pelo TRE-PR, estiveram presentes o presidente Sigurd Roberto Bengtsson; o juiz da 157ª Zona Eleitoral (ZE) de Londrina, doutor Mauro Henrique Veltrini Ticianelli; a diretora-geral, Solange Maria Vieira; a chefe da Seção de Educação para a Cidadania Política (SECP), Rubiane Barros Barbosa Kreuz; e o chefe da Seção de Mídias Sociais (SMS), Vilmar Chequeleiro.
Reunião anterior
No início de agosto, a juíza-membro substituta da Corte do TRE-PR, desembargadora eleitoral Tatiane de Cássia Viese, na companhia do secretário de Comunicação e Multimídia, Willian Gallera Garcia, visitou a UEL com o propósito de apresentar o “Pacto Eleições no Caminho da Paz” e de iniciar as tratativas para a parceria entre as instituições.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube