Projeto Voto Acessível chega ao Instituto Paranaense de Cegos (IPC)
Visita ocorreu na última quarta-feira (18)
Na última quarta-feira (18), o projeto Voto Acessível, coordenado pela Assessoria de Inovação e Acessibilidade (AIA) do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), chegou ao Instituto Paranaense de Cegos (IPC).
A visita, que se estendeu do período da manhã até o período da tarde, proporcionou aos alunos do IPC um contato inicial com a urna, no qual tiveram a oportunidade de votar em candidatos fictícios para testar a acessibilidade da urna. Aqueles que dominam braile fizeram o uso da ferramenta junto com a narração da urna, enquanto os que não dominam basearam-se apenas na narração.
As alunas, os alunos, as servidoras e os servidores do IPC aprovaram a atual voz da urna, afirmando que está melhor e mais clara que a anterior. Também declararam que a visita representa reconhecimento e proporciona maior inclusão da comunidade.
Voz da Urna
Para auxiliar pessoas com deficiência visual na hora da votação, as urnas eletrônicas contarão com novos recursos de acessibilidade a partir das Eleições Municipais de 2024. A principal novidade é a ferramenta de sintetização de voz, “Letícia”, que informa os cargos em votação, os números digitados e o nome da candidata ou candidato.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube