Servidores do TRE-PR apresentam recursos da urna na Sociedade Bíblica do Brasil
Além de orientar eleitores com deficiência visual sobre a utilização da urna eletrônica, a visita teve o objetivo de sensibilizar os presentes sobre a importância do voto

Nesta quinta-feira (5), as servidoras Maria Christina Strumielo Diniz, Adriana Castro Lopes Doria e Amanda Lima, da 145ª Zona Eleitoral (ZE) de Curitiba, e o servidor Wesley Neves Salmazzo, chefe do Núcleo de Acompanhamento de Contratações Continuadas, visitaram a Sociedade Bíblica do Brasil para sensibilizar os presentes sobre a importância do voto e orientar eleitoras e eleitores com deficiência visual sobre como utilizar a urna eletrônica.
As servidoras e o servidor do TRE-PR aproveitaram a ocasião para divulgar a campanha do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) para incentivar a participação de pessoas com deficiência como mesárias.
Recurso de acessibilidade para deficiência visual
Para auxiliar pessoas com deficiência visual na hora da votação, as urnas eletrônicas contarão com novos recursos de acessibilidade a partir das Eleições Municipais de 2024. A principal novidade é a ferramenta de sintetização de voz “Letícia”, que informa os cargos em votação, os números digitados e o nome da candidata ou do candidato.
Outros recursos de acessibilidade das urnas
Além da “Letícia”, as urnas eletrônicas contam com o Sistema Braille e a identificação da tecla “5” (de forma similar ao teclado do telefone). Para auxiliar eleitoras e eleitores com deficiência auditiva, o equipamento conta também com um intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na tela para informar os cargos que estão em votação no momento.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube