Treinamento de mesários em Rio Negro mobiliza comunidade de pessoas com deficiência
Servidor requisitado com deficiência auditiva organiza convocação e treinamento
Nos dias 3, 4 e 5 de setembro, a 11ª Zona Eleitoral (ZE) de Rio Negro realizou treinamento de mesários e mesárias com deficiência para as Eleições 2024, organizado pelo servidor requisitado John Tai Bauer, que é uma pessoa com deficiência auditiva.
John conta que, ao se deparar com o trabalho a ser desenvolvido, lembrou-se da intérprete de língua brasileira de sinais (Libras) Leislie Francielli, que auxiliou no treinamento de mesárias e mesários surdos. “Recebi com satisfação a notícia de que o TRE-PR está dando visibilidade às pessoas com deficiência (PcDs), que podem exercer a cidadania de forma efetiva”, relatou.
Gabriel Guerber König, pessoa com deficiência auditiva, reencontrou sua antiga professora Leislie durante o treinamento. De acordo com seu pai, o senhor Walter König, que também é PcD e mesário voluntário, o filho ficou emocionado com o convite feito pela Justiça Eleitoral: “Ele ficou muito empolgado, cheio de perguntas e até nervoso e alegre em participar das eleições.”
O servidor requisitado John ainda destacou a alegria do mesário neurodivergente Gregory Albuquerque da Cruz, ao descobrir, por intermédio do irmão, que executaria as funções de mesário com autonomia. Outra mesária mencionada por John foi Edineia Bueno Taborda, pessoa com baixa visão. Segundo ele, Edineia está confiante em desempenhar seu papel: “Não se preocupe, trabalho há muitos anos com o público na saúde e vai dar tudo certo”, afirmou a mesária.
Campanha mesários com deficiência
Alinhada aos pilares da Gestão 2024/2025, que visa contribuir para uma sociedade mais inclusiva e igualitária, o TRE-PR convida pessoas com deficiência a participarem das Eleições Municipais de 2024 como mesárias. Elas têm até o dia 20 de setembro para fazer a inscrição.
Para se inscreverem, as interessadas e os interessados devem preencher o formulário disponível no portal do Tribunal, informando sua deficiência para que a Justiça Eleitoral possa conhecer suas necessidades de forma a melhor atendê-los.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube