Zonas Eleitorais iniciam geração de mídias e preparação das urnas nesta quinta-feira (19)
Em Curitiba, as cerimônias foram acompanhadas pelo presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson
Na manhã desta quinta-feira (19), com a presença presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, tiveram início as cerimônias de geração de mídias e de preparação das urnas (carga e lacração) das dez Zonas Eleitorais (ZEs) de Curitiba.
Os procedimentos, que foram acompanhados por membros do Ministério Público e por estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), também contaram com a presença da juíza eleitoral Cristine Lopes, do juiz eleitoral Marcelo de Resende Castanho, da promotora eleitoral Beatriz Splinder de Oliveira Leite, da diretora-geral do TRE-PR, Solange Maria Vieira, do secretário de planejamento e logística de eleições e de inovação, Valcir Mombach, e dos chefes de cartório Nilton Luiz Drabeski Dudziak e David Carreiro de Barros Maia Chagas.
Nas Zonas Eleitorais (ZEs) de Curitiba, as cerimônias de geração de mídias obedecerão à seguinte programação: nesta quinta-feira (19), pela manhã, a 1ª ZE e a 176ª ZE; ainda nesta quinta-feira, à tarde, a 177ª ZE; nesta sexta-feira (20), pela manhã, a 2ª ZE e a 175ª ZE; nesta sexta-feira, à tarde, a 3ª ZE; no dia 21, à tarde, a 4ª ZE e a 174ª ZE; No dia 22, a 145ª ZE; e, no dia 23, a 178ª ZE.
Já as cerimônias de carga e lacração têm a seguinte programação: nos dias 19, 20 e 21, a 1ª ZE e a 176ª ZE; nos dias 22 e 23, a 2ª ZE e a 4ª ZE; nos dias 24 e 25, a 174ª ZE e a 145 ZE; nos dias 26 e 27, a 178ª ZE e a 177ª ZE; e, nos dias 28 e 29, a 3ª ZE e a 175ª ZE.
O cronograma de todas as Zonas Eleitorais do estado mostra que as cerimônias podem se estender até o dia 1º de outubro, nos municípios de Paranacity, Piraquara, Londrina e Campina Grande do Sul.
Geração de Mídias
Trata-se de uma cerimônia pública, normalmente realizada nos Cartórios Eleitorais. A geração de mídias é a gravação dos dados necessários nas mídias (espécie de pen-drive) para o funcionamento das urnas eletrônicas nas eleições, em três formatos:
Mídia de carga: contém as informações necessárias para a preparação da urna eletrônica, como o número da Seção Eleitoral, a lista de eleitores aptos a votar e a lista dos candidatos e candidatas que concorrerão às eleições;
Mídia de votação: é preparada para armazenar os votos da seção eleitoral durante a votação;
Mídia de resultado de votação: é preparada para gravar o resultado da seção eleitoral no encerramento da votação, que será enviado para a totalização.
Cerimônia de preparação das urnas (carga e lacração das urnas)
É o processo de instalação nas urnas dos dados gerados na cerimônia de geração de mídias. Em um ambiente controlado, as urnas são carregadas, com a presença de representantes dos partidos políticos, da OAB e do Ministério Público, de modo a garantir que todos acompanhem a carga e possam checar se os dados estão corretos.
Etapas da carga
1- Preparação das urnas: as urnas são preparadas para receber os dados. Isso inclui a instalação de uma mídia de carga, que é usada para gravar os dados das urnas.
2- Carga das urnas com as mídias de votação e de resultado da votação: as urnas são testadas para garantir que todos os seus componentes estão funcionando corretamente e concluem a sua configuração com todos os dados necessários para ser utilizada no dia da votação.
3 - Depois de receber os dados das mídias, ser configurada e testada, a urna é então lacrada fisicamente.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube