85ª ZE realiza eleição do Grêmio Estudantil e ação do programa Cidadania Plena em Querência do Norte (PR)
Ações, que aconteceram nesta terça-feira (15), contaram com a presença do juiz eleitoral, doutor Cristiano Diniz

Nesta terça-feira (15), a 85ª Zona Eleitoral (ZE) de Loanda promoveu duas ações no Colégio Estadual Humberto de Campos, em Querência do Norte (PR), com o objetivo de aproximar as cidadãs e os cidadãos do processo eleitoral. As estudantes e os estudantes da escola participaram da eleição do Grêmio Estudantil Florestan Fernandes ao mesmo tempo em que o local recebeu um mutirão de atendimento às eleitoras e aos eleitores, por meio do programa “Cidadania Plena - Todo Voto Importa”.
O juiz da 85ª ZE, doutor Cristiano Diniz, destacou que as duas iniciativas aproximaram a população da Justiça Eleitoral. “Em Querência do Norte podemos atender as cidadãs e os cidadãos que, de alguma forma, têm dificuldade de acesso a esses serviços. Na cidade há muitos assentamentos rurais e pessoas que moram muito distante da sede, por isso é importante promover essas iniciativas”, explicou.
Eleição do Grêmio Estudantil
As alunas e os alunos do Colégio Estadual Humberto de Campos participaram de uma eleição que seguiu os moldes de uma votação oficial. Dessa forma, durante o processo de definição das candidatas e dos candidatos ao grêmio estudantil, foram realizadas a inscrição de chapas, campanhas, apresentações das propostas e, no dia do pleito, a votação em urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).
De acordo com a professora de Geografia Betânia Rios de Souza - que idealizou o projeto, em parceria com o Cartório Eleitoral da 85ª ZE, pelo segundo ano consecutivo -, o objetivo da ação é formar cidadãos conscientes. “A escola é o melhor espaço para exercer a cidadania, pois é aqui que os estudantes aprendem”, ressaltou. “Ver os alunos envolvidos nas chapas discutindo propostas e votando de forma consciente é emocionante”.
A vice-diretora do Colégio, Jeissiane Bertaglia, reforçou que é papel da escola preparar os jovens para a vida e ensinar a eles o valor da cidadania. “Com esse projeto, conseguimos unir teoria e prática, trazendo benefícios para as alunas e para os alunos e para toda a comunidade.”
Para Samuel, estudante do 6° ano, a ação permitiu que ele entendesse como é uma eleição de verdade. “Eu nunca tinha votado antes e achei muito legal poder fazer isso com uma urna eletrônica. Agora já estou preparado para votar de verdade quando fizer 16 anos!”, disse. Segundo a aluna Poliana, que participou como candidata, o projeto ensinou mais do que política: “a gente aprende a ouvir o outro, a trabalhar em equipe, a pensar em propostas que realmente ajudem a escola. Foi uma experiência que eu vou levar para a vida toda”.
Cidadania Plena
Ao longo do dia, das 8h às 16h, as cidadãs e os cidadãos do município de Querência do Norte também puderam emitir, revisar e transferir o Título de Eleitor, além quitar multas e obter certidões, como as de crimes eleitorais, de filiação partidária, negativa de alistamento e de quitação eleitoral.
O programa, de iniciativa do TRE-PR, busca facilitar o acesso da população aos serviços da Justiça Eleitoral, com o objetivo de garantir o direito ao voto a todas as pessoas. Por meio da iniciativa, são instaladas Seções Eleitorais em locais de difícil acesso e mutirões de atendimento em comunidades e municípios distantes dos Fóruns Eleitorais.
Entre março de 2025 e março de 2026, o “Cidadania Plena” tem como meta realizar o atendimento de eleitoras e de eleitores em todos os 241 municípios do Paraná que não contam com Fórum Eleitoral. O propósito é atender moradores de localidades remotas, de áreas de difícil acesso, de comunidades indígenas e aqueles em situação de vulnerabilidade social.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube