Aula inaugural do Grupo de Pesquisas da EJE-PR e da UFPR aborda Inteligência Artificial (IA) e democracia

Encontro, realizado nesta quinta-feira (10), no auditório do TRE-PR, contou com a participação do desembargador eleitoral Anderson Ricardo Fogaça

Fotografia em que aparecem três homens e duas mulheres sentados no palco do auditório do TRE-PR,...Aula inaugural do Grupo de Pesquisas da EJE-PR e da UFPR aborda Inteligência Artificial (IA) e democracia

Nesta quinta-feira (10), foi realizada, no auditório do edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em Curitiba, a aula inaugural do Grupo de Pesquisa da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Transmitido ao vivo pelo YouTube, o evento teve como tema “Inteligência Artificial, Democracia e Participação Social: o Papel da Justiça Eleitoral no Fortalecimento da Cidadania”. 

Assista ao evento na íntegra

Representando o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, a juíza-membro da Corte Eleitoral do Paraná, desembargadora federal Claudia Cristina Cristofani, destacou como o evento e os trabalhos do Grupo de Pesquisa representam uma oportunidade de aprendizado para o público. “É um tema muito importante porque envolve o uso da inteligência artificial (IA) na democracia e na participação social, assim como o papel do Judiciário no combate à desinformação”, declarou. 

Durante a abertura, o juiz-membro da Corte do TRE-PR e diretor-executivo da EJE-PR, desembargador eleitoral Anderson Ricardo Fogaça, ressaltou que o Grupo de Pesquisa “conta com um conteúdo muito rico, debatendo temas como democracia, liberdade de expressão e combate à desinformação". “A palestra de hoje também discutirá um tema muito caro para o Poder Judiciário, que são os limites da IA [...] Temos que saber como utilizá-la com responsabilidade e segurança”, completou.

A vice-reitora da UFPR, doutora Camila Girardi Fachin, mencionou as ações desenvolvidas em conjunto entre a Justiça Eleitoral do Paraná e a UFPR como exemplo de iniciativas a serem seguidas. “A instituição de ensino superior tem o papel de ser um centro formador de conhecimento, inclusive com o propósito de desenvolver a autonomia digital, além de promover a defesa intransigente da democracia”, enfatizou. 

Palestra

O docente do Departamento de Informática da UFPR Paulo Ricardo Lisboa de Almeida ministrou palestra “Inteligência Artificial, Democracia e Participação Social: O Papel da Justiça Eleitoral no Fortalecimento da Cidadania”. Ele explicou como utilizar as novas tecnologias de forma segura e apresentou reflexões sobre o uso da inteligência artificial. O professor ainda trouxe exemplos da forma de funcionamento da IA Generativa, alertando que essas ferramentas são obrigadas a sempre gerar resultados e que, por conta disso, podem fornecer conteúdos com erros ou imprecisões.

O palestrante também comentou sobre os benefícios do uso da inteligência artificial, como o aumento da produtividade, mas reforçou a necessidade de validação humana. “A IA, pelo menos hoje, não pode ser considerada um especialista, pois pode causar danos para uma pessoa ou até um país inteiro”. Ele explicou que essas novas ferramentas, quando mal utilizadas, podem reforçar estereótipos e amplificar preconceitos, além de propagar deep fakes

Como solução para evitar problemas com o uso da inteligência artificial, Paulo Ricardo Lisboa de Almeida destacou a conscientização das pessoas sobre os perigos, o monitoramento para retirada do ar de conteúdos falsos e preconceituosos e o incentivo à pesquisa, para diminuir a dependência tecnológica e garantir a soberania brasileira, bem como para disseminar conhecimentos. “Esse é o papel da Universidade”, enfatizou.


Fotografia em que se observam sete homens e uma mulher, ao centro, sobre o palco do auditório do...

Homenagem

A doutora Camila Girardi Fachin e o professor Paulo Ricardo Lisboa de Almeida receberam um certificado e um troféu em forma de Araucária, em nome da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná. A honraria foi concedida como forma de celebração da parceria entre as instituições para a realização do Grupo de Pesquisa em Direito Eleitoral, Ciência Política e Geografia Política.

Presenças

Compuseram a mesa de honra do evento a desembargadora federal Claudia Cristina Cristofani; o desembargador eleitoral Anderson Ricardo Fogaça; a doutora Camila Girardi Fachin; o assessor jurídico da UFPR, doutor Rodrigo Luís Kanayama; e o professor Paulo Ricardo Lisboa de Almeida.

Pelo TRE-PR, também estiveram presentes na aula inaugural o juiz-membro da Corte desembargador José Rodrigo Sade; o procurador regional eleitoral do Paraná, doutor Marcelo Godoy; a juíza da 174ª Zona Eleitoral (ZE) de Curitiba, doutora Carla Melissa Martins Tria; e a diretora-geral em exercício do TRE-PR, Daniele Cristine Forneck Franzini. 

Entre os visitantes, participaram o ex-reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca; presidente da Federação dos Advogados do Brasil, doutor Tarcisio Kroetz; o diretor da Federação dos Advogados do Brasil, doutor Gustavo Kfouri; a doutora Maitê Marrez, representando o presidente do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade), doutor Paulo Golambiuk; e o auditor fiscal da Receita Federal Francisco Horst Bignardi Reinhardt, representando o superintendente regional da 9ª Região Fiscal da Receita Federal, Fábio Eduardo Boschi.

Grupo de Pesquisa

O Grupo de Pesquisa em Direito Eleitoral, Ciência Política e Geografia Política tem como objetivo aprofundar os estudos e debates sobre temas fundamentais para a democracia, proporcionando um espaço de reflexão e de produção acadêmica. A participação é voltada a pesquisadores, acadêmicos e profissionais interessados na área. 

No dia 20 de março, o Grupo de Pesquisas da EJE-PR e da UFPR realizou a primeira reunião de 2025, ocasião em que foram repassadas orientações aos participantes e definidos o planejamento de produção e a publicação dos materiais desenvolvidos. Todos os encontros da equipe são gravados e ficam disponíveis no site do projeto.



Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Instagram e no TikTok 

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Acesso rápido