EJE-PR recebe acadêmicos do curso de Direito da UFPR em visita guiada
Durante o encontro, eles conheceram as instalações, o funcionamento do Tribunal e as ações institucionais desenvolvidas pela Justiça Eleitoral do Paraná

Nesta segunda-feira (31),o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) recebeu acadêmicos do curso de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) integrantes do Núcleo de Estudos de Direito Eleitoral.
As alunas e alunos foram recepcionados no hall do edifício-sede pelos servidores da Seção de Produção Científica, Ações Acadêmicas e Socioculturais (SPCAAS), Melissa Formighieri de Souza e Sérgio Luiz Maranhão Ritzmann, que passaram orientações sobre a missão do TRE-PR e o propósito da Justiça Eleitoral, a realização das eleições e a defesa da democracia.
Na sequência, os acadêmicos acompanharam julgamentos na sala de sessões. O vice-presidente e corregedor do TRE-PR, desembargador Luiz Osório Moraes Panza, apresentou a eles a forma de composição das Cortes Eleitorais e de escolha dos seus membros e as atividades desenvolvidas pela Justiça Eleitoral.
Na seção de Gestão Documental, Memória Institucional e Biblioteca (SEGDMB), o servidor Airton Sérgio Goldbach contou às estudantes e aos estudantes um pouco da história da Justiça Eleitoral no Paraná e do seu papel na consolidação da democracia no país. Em seguida, as colaboradoras Mariane Couto e Layane Sabino apresentaram as principais ações institucionais desenvolvidas pela Seção de Educação para Cidadania Política (SECP) e pela SPCAAS.
As jovens e os jovens também visitaram a Escola de Cidadania Política Desembargador Oto Luiz Sponholz, espaço voltado à formação cidadã de estudantes da educação básica, por meio de projetos que incentivam o protagonismo juvenil e a participação política.
Ao final, os visitantes foram recebidos pelo servidor da Seção de Gestão de Urnas (SGU), Roney Cesar de Oliveira, que apresentou o funcionamento da urna eletrônica e esclareceu dúvidas sobre os mecanismos de segurança do voto, reforçando a transparência e confiabilidade do sistema eleitoral brasileiro.
Visitas
A Justiça Eleitoral do Paraná promove as visitas guiadas ao Tribunal em alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), descritos na Agenda 2030. O quarto objetivo faz referência à promoção da educação de qualidade, inclusiva e equitativa a fim de promover oportunidades de aprendizagem para todas as pessoas.
As ações da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) fomentam atividades voltadas à consciência política, ao esclarecimento sobre direitos e deveres eleitorais e ao exercício da cidadania.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube