EJE-PR recebe acadêmicos do curso de Direito da UFPR em visita guiada

Durante o encontro, eles conheceram as instalações, o funcionamento do Tribunal e as ações institucionais desenvolvidas pela Justiça Eleitoral do Paraná

No saguão da entrada do edifício-sede, observam-se 32 pessoas, algumas em pé, outras agachadas, ...EJE-PR recebe acadêmicos do curso de Direito da UFPR em visita guiada

Nesta segunda-feira (31),o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) recebeu acadêmicos do curso de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) integrantes do Núcleo de Estudos de Direito Eleitoral. 

As alunas e alunos foram recepcionados no hall do edifício-sede pelos servidores da Seção de Produção Científica, Ações Acadêmicas e Socioculturais (SPCAAS), Melissa Formighieri de Souza e Sérgio Luiz Maranhão Ritzmann, que passaram orientações sobre a missão do TRE-PR e o propósito da Justiça Eleitoral, a realização das eleições e a defesa da democracia. 

Na sequência, os acadêmicos acompanharam julgamentos na sala de sessões. O vice-presidente e corregedor do TRE-PR, desembargador Luiz Osório Moraes Panza, apresentou a eles a forma de composição das Cortes Eleitorais e de escolha dos seus membros e as atividades desenvolvidas pela Justiça Eleitoral.

Na seção de Gestão Documental, Memória Institucional e Biblioteca (SEGDMB), o servidor Airton Sérgio Goldbach contou às estudantes e aos estudantes um pouco da história da Justiça Eleitoral no Paraná e do seu papel na consolidação da democracia no país. Em seguida, as colaboradoras Mariane Couto e Layane Sabino apresentaram as principais ações institucionais desenvolvidas pela Seção de Educação para Cidadania Política (SECP) e pela SPCAAS.  

As jovens e os jovens também visitaram a  Escola de Cidadania Política Desembargador Oto Luiz Sponholz, espaço voltado à formação cidadã de estudantes da educação básica, por meio de projetos que incentivam o protagonismo juvenil e a participação  política. 

Fotografia em que aparecem vários estudantes sentados de costas em carteiras azuis. Ao fundo, do...

Ao final, os visitantes foram recebidos pelo servidor da Seção de Gestão de Urnas (SGU), Roney  Cesar de Oliveira, que apresentou o funcionamento da urna eletrônica e esclareceu dúvidas sobre os mecanismos de segurança do voto, reforçando a transparência e confiabilidade do sistema eleitoral brasileiro. 

Visitas

A Justiça Eleitoral do Paraná promove as visitas guiadas ao Tribunal em alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), descritos na Agenda 2030. O quarto objetivo faz referência à promoção da educação de qualidade, inclusiva e equitativa a fim de promover oportunidades de aprendizagem para todas as pessoas. 

As ações da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) fomentam atividades voltadas à consciência política, ao esclarecimento sobre direitos e deveres eleitorais e ao exercício da cidadania.



Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Instagram e no TikTok

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Acesso rápido