Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do TRE-PR lança revista digital “Pinha de Ideias”
Revista divulga projetos inovadores e iniciativas da Justiça Eleitoral no Paraná

Nesta terça-feira (1º), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) lançou a revista eletrônica "Pinha de Ideias", uma publicação do seu Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS).
O Coordenador do LIODS do TRE-PR e juiz-membro da Corte do TRE-PR, desembargador eleitoral José Rodrigo Sade, reforça a importância da inovação dentro da Justiça Eleitoral e destaca a revista como uma ferramenta essencial para compartilhar esse trabalho. “No Brasil, temos visto os tribunais atuarem de forma ativa para fortalecer a democracia, e aqui no TRE-PR não é diferente. Temos diversos projetos inovadores que impactam diretamente a sociedade, e a 'Pinha de Ideias' nasce para divulgar essas iniciativas. Aprecie com inovação, aprecie sem moderação!”.
A edição de estreia traz uma entrevista com o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, que compartilha sua trajetória e destaca a importância da modernização no processo eleitoral. Ele também menciona projetos como "Inclusão em Ação", voltado à participação de pessoas com deficiência nas eleições, e "Eleições 2024 no Caminho da Paz", que promoveu respeito e harmonia no pleito municipal.
A revista também apresenta algumas iniciativas relevantes do TRE-PR. Entre elas, as Sessões Itinerantes, que levam os julgamentos para o interior do estado, aproximando a Justiça Eleitoral da população, e a linguagem simples, projeto que busca tornar os textos e as mensagens da Justiça Eleitoral mais acessíveis e que já proporcionou ao TRE-PR o recebimento do Selo Linguagem Simples 2024 do CNJ.
Outra iniciativa divulgada é a participação no Festlabs, evento nacional de inovação do Judiciário, que terá, em 2025, uma edição regional em Foz do Iguaçu. A revista aborda ainda o Protocolo de Combate à Fraude na Cota de Gênero, que institui medidas para garantir maior representatividade feminina na política. Outros projetos também são destacados, como a capacitação de candidatos, melhorias na acessibilidade de locais de votação e ações voltadas para a educação política.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube