Mutirão atende eleitorado da comunidade de Poruquara, no litoral do estado

Por meio da ação, de iniciativa da Justiça Federal do Paraná, as eleitoras e os eleitores puderam emitir, revisar e transferir o Título Eleitoral

Fotografia de duas mulheres e um homem, que vestem coletes azul e amarelo da Justiça Eleitoral, ...Mutirão atende eleitorado da comunidade de Poruquara, no litoral do estado

Nesta sexta-feira (11), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) prestou atendimento ao eleitorado da comunidade do Poruquara, em Guaraqueçaba, no litoral do estado. A população pôde realizar a emissão, a revisão e a transferência do Título de Eleitor, além de obter certidões, como a de filiação partidária e a de negativa de alistamento. 

A ação integra o Projeto Aproxima, de iniciativa da Justiça Federal do Paraná (JFPR), que tem como objetivo realizar atendimento integrado e humanizado a pessoas em situação de vulnerabilidade social, de forma que elas tenham acesso facilitado a serviços públicos essenciais e a direitos básicos. O programa conta com apoio de diversos órgãos públicos municipais, estaduais e federais.

A juíza da 6ª Zona Eleitoral (ZE) de Antonina, doutora Emanuela Costa Almeida Bueno, destacou que o TRE-PR, por meio de projetos como o Cidadania Plena, tem reforçado que todo voto é importante. “É com muita alegria que estivemos aqui contribuindo para o acesso dessas pessoas à democracia”, disse. 

O cidadão Marcio Miranda, que foi atendido pelo projeto, relatou como a iniciativa contribui para o acesso a serviços essenciais: “É muito bom que eles venham aqui na ilha fazer os documentos da gente. É muito mais fácil do que ir para a cidade”. Ele aproveitou a ocasião para tirar a segunda via do Título Eleitoral, RG e CPF.

Para Nadir Patrícia Charmann, moradora de Utinga, comunidade próxima de Poruquara, o mutirão possibilitou a retirada do sobrenome do seu ex-marido do seu Título Eleitoral. “O processo foi bom, bem rapidinho. Fui bem atendida também”, declarou.

Projeto Aproxima 

A primeira e a segunda fase do projeto aconteceram em 2024, quando 965 famílias foram atendidas em comunidades vulneráveis do litoral do Paraná. Realizaram-se acordos judiciais, concessões administrativas de benefícios, ajuizamentos de ações, regularização de documentos pessoais e de cadastramento no CadÚnico, fornecimento de cestas básicas e agendamentos de perícias e de consultas médicas. 

No primeiro semestre de 2025, na terceira fase do Projeto, serão atendidas comunidades indígenas, camponesas e caiçaras da Região Metropolitana de Curitiba, Morretes, Guaraqueçaba e Paranaguá. O cronograma prevê, até o dia 23 de junho, a realização de mais sete ações, que contarão com a participação do TRE-PR.

Próximos atendimentos

Vila Zumbi
Data:  23 de abril
Local: Sociedade Crescer - rua Judith Schluga, 619 - Mauá, Colombo 

Comunidade rural de Sesmaria/Sapitanduva
Data: 5 de maio
Local: Estrada da Sapitanduva - Morretes


Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Instagram e no TikTok

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Acesso rápido