Mutirão do Projeto Aproxima atende eleitorado da comunidade Vila Zumbi dos Palmares, em Colombo, nesta quarta-feira (23)
Por meio da ação, de iniciativa da Justiça Federal do Paraná, as cidadãs e os cidadãos também puderam emitir, revisar e transferir o Título Eleitoral

Nesta quarta-feira (23), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) prestou atendimento ao eleitorado da comunidade Vila Zumbi dos Palmares, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba.
A ação, realizada na Sociedade Crescer, que atende cerca de 150 estudantes no contraturno das aulas, faz parte do Projeto Aproxima, de iniciativa da Justiça Federal do Paraná com apoio de diversos órgãos públicos municipais, estaduais e federais que tem como objetivo realizar atendimento integrado e humanizado às pessoas em situação de vulnerabilidade social, de forma que elas tenham acesso facilitado a serviços públicos essenciais e a direitos básicos.
A população pôde realizar a emissão, a revisão e a transferência do Título de Eleitor, além de obter certidões. A Escola Judiciária do Paraná (EJE-PR) também participou da ação, orientando eleitoras e eleitores sobre como realizar o voto nas urnas eletrônicas. Por meio da simulação do voto, foi possível tirar dúvidas das moradoras e dos moradores da comunidade sobre o processo de votação.
A jovem Camilly Eduarda Lemos de Lima, de 23 anos, aproveitou a ação para fazer seu Título Eleitoral. Ela também participou do voto simulado e comentou sobre a presença dos agentes eleitorais na comunidade. “Eu achei muito importante a vinda deles para cá, porque facilitou muito para mim e para outras pessoas”, afirmou.
Projeto Aproxima
A primeira e a segunda fase do projeto aconteceram em 2024, quando 965 famílias foram atendidas em comunidades vulneráveis do litoral do Paraná. Realizaram-se acordos judiciais, concessões administrativas de benefícios, ajuizamentos de ações, regularização de documentos pessoais e de cadastramento no CadÚnico, fornecimento de cestas básicas e agendamentos de perícias e de consultas médicas.
No primeiro semestre deste ano, na terceira fase do Projeto, estão sendo atendidas comunidades indígenas, camponesas e caiçaras da Região Metropolitana de Curitiba, Morretes, Guaraqueçaba e Paranaguá. O cronograma ainda prevê a realização de mais cinco ações até o final do semestre.
Próximos atendimentos:
Comunidade rural de Sesmaria/Sapitanduva
Data: 05/05
Estr. da Sapitanduva - Morretes
Ilha de Valadares
Data: 16/05
Escola Municipal Graciela Elizabete Almada Diaz - Paranaguá
Comunidade Tibicanga
Data: 30/05
Ilha das Peças - Guaraqueçaba
Comunidade do Ararapira
Data: 13/06
Ilha de Superagui - Guaraqueçaba
Comunidade indígena Rio Negro
Data: 23/06
Rio Negro
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

