Reunião com representantes do Arquivo Público do Paraná alinha acordo de cooperação para digitalização de documentos históricos do TRE-PR
Encontro, realizado nesta quinta-feira (3), contou com a participação do desembargador Sigurd Roberto Bengtsson

Nesta quinta-feira (3), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, reuniu-se com representantes do Departamento Estadual de Arquivo Público (DEAP) com o objetivo de alinhar expectativas para assinatura de um acordo de cooperação técnica entre as instituições. O encontro contou com a participação da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e de universidades do estado.
O chefe da Seção de Gestão Documental, Memória Institucional e Biblioteca (SEGDMB), Carlos Alberto Barbosa Ferian, explicou que o DEAP reúne um acervo histórico do TRE-PR, com documentos produzidos desde 1932 até meados dos anos 1970. “Estamos trabalhando em um acordo de cooperação técnica para descrição e digitalização desses arquivos com o apoio de universidades de Ponta Grossa e de Maringá”, declarou.
Presenças
Pelo TRE-PR, estiveram presentes a diretora-geral em exercício, Daniele Cristine Forneck Franzini; a secretária de Comunicação e Multimídia, Melissa Diniz Medroni; a coordenadora de Planejamento de Estratégia e Gestão, Patricia Fretta Nogueira de Lima Cabral; o chefe da SEGDMB, Carlos Alberto Barbosa Ferian; e o chefe da Assessoria Militar, major Nairo de Oliveira Cardoso da Silva.
Também compareceram à reunião o assessor da Coordenadoria de Ensino Superior da SETI, Renê Wagner Ramos; o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), professor Leandro Vanalli; o pró-reitor de Extensão e Cultura da UEM, professor Rafael da Silva; o professor do Departamento de História da UEM José Henrique Rollo Gonçalves; e o professor do Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Edson Armando Silva.
Memória eleitoral
Desde 1983, o DEAP reúne documentação higienizada e acondicionada em caixas arquivo sobre a memória do TRE-PR. O acervo conta com livros de registros de assentamentos funcionais e informações contábeis de juízes, escrivães e demais funcionários do Tribunal, arquivos da primeira fase da Justiça Eleitoral (1932-1937), registros das eleições realizadas entre as décadas de 1940 e 1970, entre outros itens.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube