TRE-PR aborda atendimento em Salas Calmas em entrevista para o TSE
A entrevista foi concedida pelo presidente Sigurd Roberto Bengtsson nesta segunda-feira (14), de forma virtual

Nesta segunda-feira (14), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, concedeu entrevista ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o trabalho de atendimento realizado nas Salas Calmas instaladas em Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAEs) do estado.
Durante a conversa, realizada por videoconferência e conduzida pelo repórter do TSE Fábio Ruas, o presidente do TRE-PR explicou que a ideia da instalação de Salas Calmas, sinalizadas com ilustrações de girassóis (que identificam deficiências ocultas), surgiu com o projeto do TRE-PR de incentivo à participação de pessoas com deficiência no processo eleitoral.
O presidente esclareceu que, atualmente, o Paraná conta com Salas Calmas nas Centrais de Atendimento ao Eleitor de Curitiba, Ponta Grossa e Londrina, mas que a intenção da Justiça Eleitoral do Paraná é expandir a iniciativa para outros municípios. “Nesses locais silenciosos e reservados, não há estímulo visual ou auditivo a fim de não ativar nenhum gatilho ou distúrbio em pessoas com deficiência (PcD) ou com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, destacou.
Ele ainda ressaltou que o atendimento na CAE de Curitiba é realizado diretamente pela pedagoga e intérprete de língua brasileira de sinais (Libras) Teresinha Selenko, que presta atendimento especializado e personalizado às pessoas com deficiência.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube