TRE-PR e TCE-PR planejam atuação conjunta na fiscalização da destinação do fundo partidário para incentivar candidaturas femininas
Encontro também abordou estratégias para melhoria da acessibilidade dos locais de votação

Nesta terça-feira (8), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, o desembargador eleitoral José Rodrigo Sade e a assessora de Inovação e Acessibilidade do TRE-PR, Claudia Afanio, participaram de reunião na sede do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). Os representantes da Justiça Eleitoral paranaense foram recebidos pelo presidente do TCE-PR, conselheiro Ivens Zschoerper Linhares, pelo vice-presidente do TCE-PR, conselheiro Ivan Bonilha, e pela diretora do Gabinete da Presidência, Lohaide Cristine Souza.
Durante o encontro, foi discutida a criação de um instrumento conjunto envolvendo as duas instituições e outros órgãos para fiscalizar a destinação dos 5% Fundo Partidário de ano não eleitoral para incentivar a participação das mulheres na política, conforme previsto na Resolução TRE-PR n° 945/2025.
Os representantes do TRE-PR ainda solicitaram o apoio do TCE-PR para a realização do levantamento das informações relativas à acessibilidade dos locais de votação para proceder às adaptações necessárias considerando as eleições de 2026. O TCE-PR informou que já possui uma base de dados sobre esse tema e que está iniciando o monitoramento das melhorias realizadas pelas Prefeituras e pelo Governo do estado nesses locais.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube