TRE-PR participa de sessão solene da Alep em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Durante o encontro, realizado nesta terça-feira (1°), o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson relembrou ações de acessibilidade da Justiça Eleitoral do Paraná

Nesta terça-feira (1°), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, participou da sessão solene em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que é celebrado nesta quarta-feira (2). O evento, realizado pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), visa promover a inclusão e conscientizar a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Na ocasião, o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson relembrou a campanha do TRE-PR apresentada na Alep em agosto do ano passado que incentivou a participação de pessoas com deficiência (PcD) como mesárias e colaboradoras nas Eleições Municipais de 2024. “A nossa intenção foi dar visibilidade a todas as pessoas com deficiência, inclusive às pessoas com autismo, e lutar contra o capacitismo, mostrando para a sociedade paranaense que elas podem trabalhar no processo eleitoral”, esclareceu.
Durante a solenidade, foi concedido o título de Cidadania Benemérita do Paraná a Berenice Piana, militante e coautora da Lei Federal n° 12.764/2012 (que reconhece o autismo como uma deficiência, instituindo a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) e a Maria Helena Jansen de Mello Keinert, psicóloga com mais de 30 anos de atuação reconhecida por sua contribuição no acolhimento de pessoas com TEA. Foram entregues ainda menções honrosas a outras personalidades que se destacaram por seus trabalhos relacionados a essa causa.
Mesa de honra
Compuseram a mesa de honra do evento o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson; o presidente da Alep, deputado Alexandre Curi; a vice-presidente da Assembleia, deputada Flávia Francischini; o vice-governador do estado do Paraná, Darci Piana; o deputado Marcio Pacheco; o comandante do Comando de Policiamento Especializado da Polícia Militar do Paraná (PMPR), coronel Emidio Angelotti; o diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Celso Kloss; a psicóloga homenageada, Maria Helena Jansen de Mello Keinert; o delegado Fernando Francischini; o odontopediatra Edson Higa; e o ex-jogador de futebol Henrique Adriano Buss.
Demais ações da Alep
Além da solenidade acompanhada pelo desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, a Alep realizou, na manhã desta terça-feira (1°), uma audiência pública para discutir a regulamentação e a implementação das políticas previstas no novo Código Estadual da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Sancionado em 2024, o documento reúne diversas leis relacionadas a direitos, bem como diretrizes para formulação e implementação de políticas públicas voltadas às cidadãs e aos cidadãos com TEA.
Ainda nesta terça-feira (1°), a Assembleia exibe a mostra fotográfica “Autism Without Mask” (Autismo sem Máscara), com pinturas feitas por mães atípicas e seus filhos, retratando momentos de cumplicidade e terapia. Até sexta-feira (4), das 9h às 18h, também será possível visitar a exposição do fotógrafo Aurélio Stanki “A Outra Face do Autismo”, que retrata, com fotos em preto e branco, o cotidiano de jovens com TEA.
No dia 23 de abril, às 18h, a Alep promoverá a audiência pública “O Papel das Igrejas na Inclusão de Pessoas Autistas", no auditório do Plenarinho. Para encerrar as atividades do Abril Azul, no dia 30 de abril, às 18h, será realizada, no Plenário, sessão solene em homenagem às pessoas e entidades que atuam na causa do autismo no Paraná.
Abril Azul
Estabelecido em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado nesta quarta-feira (2), visa difundir informações sobre as pessoas com TEA, com o objetivo de promover o conhecimento de seus direitos e de suas necessidades, além de reduzir a discriminação e o preconcento. Ao longo de todo o mês, conhecido como “Abril Azul”, são realizadas ações e campanhas com o propósito de conscientizar e dar visibilidade às cidadãs e aos cidadãos com autismo.
Com informações da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep)
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube