122ª ZE apresenta recursos de inclusão voltados ao atendimento de eleitores com deficiência
Cartório Eleitoral recebeu, no dia 13 de fevereiro, visita do desembargador Sigurd Roberto Bengtsson e do desembargador eleitoral José Rodrigo Sade

Na sétima matéria da série “Com eleição ou sem eleição, a Justiça Eleitoral está sempre em ação”, a 122ª Zona Eleitoral de São Miguel do Iguaçu, também responsável pelo município de Itaipulândia, aborda os trabalhos realizados no início deste ano, com destaque para os recursos de inclusão e acessibilidade utilizados no atendimento de pessoas com deficiência.
A chefe de Cartório da 122ª ZE, Sonalle Batista de Oliveira, ressalta que, em 2025, a equipe se divide em atividades jurisdicionais (prestação de contas de candidatos não eleitos e de diretórios partidários municipais, representações especiais e ações penais eleitorais) e administrativas, em especial o atendimento ao eleitorado, a correção de itens dos cadastros eleitorais, estudos sobre o que foi aprendido no ano passado, as ações voltadas ao próximo pleito e a manutenção predial.
A servidora explica que o Fórum Eleitoral tem arquitetura e estrutura acessíveis, com banheiros de desenho universal (utilizáveis por todas as pessoas), poltronas adaptadas e calçadas inclusivas, por exemplo. “Nunca deixamos de concluir um atendimento a eleitoras ou eleitores com deficiência, seja física ou intelectual”, afirma.
Sonalle relata a história de um eleitor surdo que compareceu ao Cartório da 122ª ZE e que, devido ao fato de ninguém da equipe entender a língua brasileira de sinais (Libras), foi atendido por escrito. “Guardamos até hoje o papel da comunicação entre ele e a servidora”, conta. Ela recorda também de uma pessoa cega que trabalhou como mesária durante as Eleições Municipais de 2024 e chamou a atenção da população local “por ter atuado com maestria na Seção Eleitoral”.
Segundo a chefe do Cartório, o pleito do ano passado foi um grande desafio para a equipe da 122ª Zona Eleitoral, pois as disputas políticas foram bastante acirradas. “Tivemos alguns conflitos na cidade, mas, com um trabalho preventivo de muitas reuniões com partidos e candidatos, conseguimos ter eleições tranquilas. Dessa forma, os problemas puderam ser resolvidos com mais facilidade”, destaca.
Central de Libras do TRE-PR
Nas Eleições 2024, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) lançou a Central de Libras para atender o eleitorado de todo o estado que necessitasse de tradução para a língua brasileira de sinais. Ao entrar em contato com a instituição via WhatsApp, a pessoa poderia conversar com um intérprete, por meio de uma reunião virtual. O serviço esteve disponível entre os dias 18 de julho e 30 de outubro do ano passado.
Visita
No dia 13 de fevereiro, o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, e o juiz membro da Corte desembargador eleitoral José Rodrigo Sade visitaram a 122ª ZE. Eles foram recebidos pela chefe do Cartório, pelas servidoras requisitadas Barbara Schmitt Galvan Ghisleri e Cristiana Landrin, pelo estagiário Carlos Scopel e pela colaboradora Tânia Mendes de Oliveira.
Dúvidas
Em caso de dúvidas sobre os serviços eleitorais, é possível entrar em contato pelo Disque-Eleitor 0800 640 8400 (ligação gratuita) ou WhatsApp (41) 3330-8500. Os endereços das ZEs de todo o Paraná estão disponíveis no site do TRE-PR, em “Serviços Eleitorais” (menu superior) e “Zonas Eleitorais”.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube