80ª ZE dá suporte à eleição suplementar do Conselho Tutelar em Ibiporã (PR)

Justiça Eleitoral cederá urnas eletrônicas para realização do pleito no dia 23 de fevereiro

Banner com fundo azul sobre o qual se observa uma foto de quatro mulheres e três homens posando ...

Como parte da série “Com eleição ou sem eleição, a Justiça Eleitoral está sempre em ação”, que aborda as principais atividades exercidas em 2025 até o pleito de 2026, a 80ª Zona Eleitoral (ZE) explica como é o trabalho de suporte da equipe do Cartório para a organização da eleição suplementar dos membros do Conselho Tutelar em Ibiporã (PR), que ocorrerá no próximo dia 23.

O servidor da 80ª ZE Leandro José Souza conta que, além de emprestar os equipamentos, a Justiça Eleitoral ficará responsável pela parametrização das informações das candidatas e dos candidatos no sistema Gerenciador de Dados, Aplicativos e Interface com a Urna Eletrônica (GEDAI-UE), pela preparação das máquinas e pelo treinamento das pessoas que compõem as mesas receptoras de votos e do pessoal de suporte. 

Caberá à Comissão Eleitoral a coordenação, a supervisão e a execução dos trabalhos eleitorais. Os conselhos tutelares, por sua vez, serão responsáveis por entregar à Justiça Eleitoral os dados referentes às candidatas e aos candidatos, selecionar os membros das mesas receptoras e realizar a totalização das eleições (nos municípios com menos de 200 mil eleitoras e eleitores).

Leandro esclarece que esta é a segunda vez que a 80ª ZE cederá urnas eletrônicas para a realização das eleições de membros dos Conselhos Tutelares. “Trata-se de mais uma tarefa desempenhada em prol da comunidade”, destacou o servidor.

Reunião de preparação

Na última sexta-feira (7), ocorreu, no Fórum Eleitoral, uma reunião da 80ª Zona Eleitoral com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Comissão Eleitoral de Ibiporã para tratar da organização logística do pleito suplementar.

Além de Leandro, compareceram à reunião a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Marcia Verginia Justo Martins de Souza; o presidente da Comissão Eleitoral, Gustavo Lourenço Silveira; a secretária municipal de Assistência Social, Ester Rosana de Moura da Costa; a secretária-executiva do CMDCA, Amanda Welter; o educador social José Tiago Gomes de Oliveira; e a servidora requisitada da 80ª ZE Raquel Soares dos Reis Martins. 

Eleição do conselho tutelar

Instituídas pela Resolução Conanda n° 170/2014 e pela Lei nº 12.696/2012, as eleições dos conselhos tutelares unificadas em todo o território nacional ocorrem a cada quatro anos no primeiro domingo de outubro do ano seguinte ao pleito para Presidência da República. Escolhidos por votação popular, os conselheiros tutelares são responsáveis por garantir a preservação dos direitos das crianças e dos adolescentes.

No dia 1° de outubro de 2023, as eleitoras e os eleitores paranaenses participaram da votação para escolha dos conselheiros tutelares, conforme estabelecido pela Resolução TSE n° 23.719/2023 e pela Resolução TRE-PR n° 909/2023. Dos municípios que aderiram às eleições, 323 utilizaram urnas eletrônicas e 65, urnas de lona.



Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Instagram e no TikTok 

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido