80ª ZE dá suporte à eleição suplementar do Conselho Tutelar em Ibiporã (PR)
Justiça Eleitoral cederá urnas eletrônicas para realização do pleito no dia 23 de fevereiro

Como parte da série “Com eleição ou sem eleição, a Justiça Eleitoral está sempre em ação”, que aborda as principais atividades exercidas em 2025 até o pleito de 2026, a 80ª Zona Eleitoral (ZE) explica como é o trabalho de suporte da equipe do Cartório para a organização da eleição suplementar dos membros do Conselho Tutelar em Ibiporã (PR), que ocorrerá no próximo dia 23.
O servidor da 80ª ZE Leandro José Souza conta que, além de emprestar os equipamentos, a Justiça Eleitoral ficará responsável pela parametrização das informações das candidatas e dos candidatos no sistema Gerenciador de Dados, Aplicativos e Interface com a Urna Eletrônica (GEDAI-UE), pela preparação das máquinas e pelo treinamento das pessoas que compõem as mesas receptoras de votos e do pessoal de suporte.
Caberá à Comissão Eleitoral a coordenação, a supervisão e a execução dos trabalhos eleitorais. Os conselhos tutelares, por sua vez, serão responsáveis por entregar à Justiça Eleitoral os dados referentes às candidatas e aos candidatos, selecionar os membros das mesas receptoras e realizar a totalização das eleições (nos municípios com menos de 200 mil eleitoras e eleitores).
Leandro esclarece que esta é a segunda vez que a 80ª ZE cederá urnas eletrônicas para a realização das eleições de membros dos Conselhos Tutelares. “Trata-se de mais uma tarefa desempenhada em prol da comunidade”, destacou o servidor.
Reunião de preparação
Na última sexta-feira (7), ocorreu, no Fórum Eleitoral, uma reunião da 80ª Zona Eleitoral com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Comissão Eleitoral de Ibiporã para tratar da organização logística do pleito suplementar.
Além de Leandro, compareceram à reunião a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Marcia Verginia Justo Martins de Souza; o presidente da Comissão Eleitoral, Gustavo Lourenço Silveira; a secretária municipal de Assistência Social, Ester Rosana de Moura da Costa; a secretária-executiva do CMDCA, Amanda Welter; o educador social José Tiago Gomes de Oliveira; e a servidora requisitada da 80ª ZE Raquel Soares dos Reis Martins.
Eleição do conselho tutelar
Instituídas pela Resolução Conanda n° 170/2014 e pela Lei nº 12.696/2012, as eleições dos conselhos tutelares unificadas em todo o território nacional ocorrem a cada quatro anos no primeiro domingo de outubro do ano seguinte ao pleito para Presidência da República. Escolhidos por votação popular, os conselheiros tutelares são responsáveis por garantir a preservação dos direitos das crianças e dos adolescentes.
No dia 1° de outubro de 2023, as eleitoras e os eleitores paranaenses participaram da votação para escolha dos conselheiros tutelares, conforme estabelecido pela Resolução TSE n° 23.719/2023 e pela Resolução TRE-PR n° 909/2023. Dos municípios que aderiram às eleições, 323 utilizaram urnas eletrônicas e 65, urnas de lona.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube