Atualizações de dados do eleitorado no Sistema ELO movimentam a 10ª Zona Eleitoral da Lapa

Servidor Daniel Leal Ganzert explica como funcionam as operações de emissão, revisão, transferência do Título Eleitoral

Banner com fundo azul sobre o qual se observa uma foto da equipe do Fórum Eleitoral da Lapa, for...

Como parte da série “Com eleição ou sem eleição, a Justiça Eleitoral está sempre em ação”, que aborda as principais atividades exercidas em 2025 até a realização do pleito de 2026, a equipe da 10ª Zona Eleitoral (ZE), responsável pelo município da Lapa, abordou os trabalhos desenvolvidos neste início de ano relacionados ao atendimento ao eleitorado.

O servidor da 10ª ZE Daniel Leal Ganzert destacou que, em anos sem eleição, as pessoas procuram o Cartório Eleitoral para serviços de emissão e atualização do Título de Eleitor. Esses dados são gerenciados por meio do Sistema ELO, plataforma em que são registrados os cadastros do eleitorado.

Daniel explica que, no Sistema ELO, constam informações como o nome completo da pessoa, data de nascimento, filiação, contato, instrução, ocupação, endereço, local de votação, além das funcionalidades voltadas à inclusão (identidade de gênero, raça, nome social, se a eleitora ou o eleitor apresenta dificuldade para votar etc.).

No Sistema ELO, a equipe realiza operações de alistamento (quando o eleitor tira o Título pela primeira vez); de revisão (para atualização dos dados, fazendo a verificação de todas as informações que constam no cadastro e a alteração de acordo com o que a pessoa precisa); e de transferência (utilizada para mudar o domicílio eleitoral do indivíduo).

De acordo com o servidor da 10ª ZE, no município da Lapa, a maior parte dos atendimentos é realizado presencialmente, mas ele explica que também é possível fazer os requerimentos pelo autoatendimento, via internet. “Quando a pessoa faz esse requerimento, temos a opção de ‘consultar solicitações web’. Nesse caso, a gente verifica se ela preencheu o formulário corretamente, se todos os documentos necessários estão anexados e faz o processamento”, esclarece.

Daniel reforça que, se a solicitação for feita corretamente e a pessoa tiver os dados biométricos cadastrados, não será necessário ir até o Cartório Eleitoral. No entanto, para quem vai fazer o Título pela primeira vez, será necessário comparecer presencialmente para coletar as digitais, a assinatura e a foto no prazo de 30 dias. 

“Quando a pessoa vem, a gente revisa, faz a coleta dos dados biométricos e fornece o Título impresso para ela, finalizando o atendimento na plataforma. Caso vença esse prazo de 30 dias e a eleitora ou eleitor não compareça, o pedido é excluído por decurso do prazo legal, então ela vai ter que fazê-lo novamente ou comparecer ao Cartório Eleitoral com a documentação necessária”, declara o servidor.

Dúvidas

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo Disque-Eleitor 0800 640 8400 (ligação gratuita) ou WhatsApp (41) 3330-8500. Os endereços das ZEs de todo o Paraná estão disponíveis no site do TRE-PR, em “Serviços Eleitorais” (menu superior) e “Zonas Eleitorais”.


Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Instagram e no TikTok 

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido