Curso on-line sobre o uso da IA na Justiça Eleitoral do Paraná mobiliza mais de 600 servidores
A capacitação, ministrada pelos servidores Marcos Fábio Portela e Alex Pinheiro das Graças, destacou a necessidade de conciliar segurança e eficiência

Nesta quinta-feira (20), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) promoveu a etapa introdutória da capacitação voltada a magistradas, magistrados, servidoras e servidores sobre as ferramentas de inteligência artificial (IA) Gemini e NotebookLM. O evento, que foi transmitido pela plataforma Meet para mais de 600 participantes, teve como objetivo explorar o potencial dessas novas tecnologias no contexto do trabalho judiciário e administrativo. A gravação do curso estará disponível na sala de aula virtual da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-PR) a partir da próxima semana.
Durante a abertura da transmissão, o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, destacou sua preocupação em promover qualificações para que todas as servidoras e todos os servidores aprendam o sistema “Gemini”, tendo em vista a importância de conhecer os recursos oferecidos pela nova tecnologia.
O secretário de Tecnologia da Informação, Gilmar José Fernandes de Deus, enfatizou que o curso visa estruturar as soluções relacionadas ao uso da IA no âmbito do Tribunal para que todas as áreas utilizem essas ferramentas no dia a dia. O objetivo é potencializar o trabalho dos setores de forma a garantir que sua aplicação não comprometa a segurança.
Em seguida, o assessor de Projetos de Inovação e professor de instituições de ensino superior e de pós-graduação, Alex Pinheiro das Graças, abordou os conceitos básicos dessa nova tecnologia, as técnicas para usá-la de modo ético e eficiente e os objetivos da IA, como aumentar a agilidade e a eficiência dos processos, otimizando recursos e tempo. O doutorando da UTFPR reforçou ainda a necessidade de as servidoras e os servidores do TRE-PR utilizarem a ferramenta oficial (autorizada) “Gemini” para garantir a segurança dos dados internos e evitar o vazamento de dados sensíveis.
O coordenador de Serviços e Ambiente do TRE-PR e especialista em Desenvolvimento para Web e Gestão de TI, Marcos Fábio Portela, apresentou o “Gemini” integrado às contas do Google Workspace contratadas pelo Tribunal. O bacharel em Tecnologia da Informação trouxe exemplos práticos para utilizar os recursos de automatização nos aplicativos como Gmail e Google Docs e Slides e Sheets. Entre outras funcionalidades, a ferramenta auxilia na criação de textos em linguagem simples.
Ao final, o servidor Marcos Fábio Portela apresentou o NotebookLM, que permite, por exemplo, transcrever e resumir vídeos longos disponíveis no YouTube. A plataforma fornece respostas para perguntas relacionadas a arquivos de até 300 fontes diferentes, como PDFs, áudios, gravações, links de sites e documentos, que podem ser consultados simultaneamente.
Confira os arquivos com as apresentações da capacitação:
Inteligência Artificial no TRE-PR
Presenças
Além do desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, do secretário de Tecnologia da Informação e dos palestrantes, participaram da reunião a diretora-geral do TRE-PR, Solange Maria Vieira; o secretário de Planejamento e Logística de Eleições e de Inovação, Valcir Mombach; a coordenadora de Sistemas, Desiree Hernandez Mausbach; o coordenador de Infraestrutura de TI, Max Luiz de Carvalho; o assessor da Secretaria de Tecnologia da Informação, Lucas Barke Bruzon; o assessor da Presidência, Diogo Sguissardi Margarida; e o coordenador-executivo da EJE-PR, Domício Prates Ribeiro Filho.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube