Justiça Eleitoral dá suporte à eleição suplementar do Conselho Tutelar em Ibiporã, realizada neste domingo (23)
80ª ZE atuou na preparação e no empréstimo de urnas eletrônicas, no treinamento de mesários e no suporte técnico no dia da votação

Neste domingo (23), foi realizada a eleição suplementar para escolha dos membros do Conselho Tutelar no município de Ibiporã, localizado no norte paranaense. O pleito contou com o apoio da 80º Zona Eleitoral (ZE), que atuou na preparação e no empréstimo de dez urnas eletrônicas, no treinamento de mesárias e mesários e no suporte técnico no dia do pleito.
O servidor da 80ª ZE Leandro José Souza explicou que esta é a segunda vez que a Justiça Eleitoral cede urnas eletrônicas para a realização das eleições de membros dos Conselhos Tutelares. “O Cartório Eleitoral de Ibiporã ficou de plantão durante todo o horário da votação no domingo, a fim de atender a Comissão Eleitoral e os eleitores que necessitassem dos nossos serviços”, afirmou.
Reunião de preparação
No dia 7 de fevereiro, ocorreu uma reunião da 80ª ZE com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Comissão Eleitoral do município. Realizado no Fórum Eleitoral de Ibiporã, o encontro teve como objetivo tratar da organização logística do pleito suplementar e foi registrado pela série de matérias “Com eleição ou sem eleição, a Justiça Eleitoral está sempre em ação”.
Eleição do conselho tutelar
Instituídas pela Resolução Conanda n° 170/2014 e pela Lei nº 12.696/2012, as eleições dos conselhos tutelares unificadas em todo o território nacional ocorrem a cada quatro anos no primeiro domingo de outubro do ano seguinte ao pleito para Presidência da República. Escolhidos por votação popular, os conselheiros tutelares são responsáveis por garantir a preservação dos direitos das crianças e dos adolescentes.
No dia 1° de outubro de 2023, as eleitoras e os eleitores paranaenses participaram da votação para escolha dos conselheiros tutelares, conforme estabelecido pela Resolução TSE n° 23.719/2023 e pela Resolução TRE-PR n° 909/2023. Dos municípios que aderiram às eleições, 323 utilizaram urnas eletrônicas e 65, urnas de lona.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube