No aniversário dos 93 anos da JE, TRE-PR inicia uma série de matérias sobre os 80 anos de sua reinstalação

O dia 24 de fevereiro marca a implementação do Código Eleitoral de 1932, que instituiu o voto das mulheres

Banner com fundo colorido, sobre o qual se veem textos datilografados ou manuscritos além de ima...

A Justiça Eleitoral (JE) comemora, nesta segunda-feira (24), 93 anos de existência a partir da instituição do Decreto nº 21.076, conhecido como Código Eleitoral de 1932. O órgão permaneceu extinto por 8 anos, entre 1937 e 1945, durante o Estado Novo.

Fotografia de uma página em que se lê “Código Eleitoral da República dos Estados Unidos do Brasi...

O documento, que surgiu com a finalidade de organizar, dar transparência e coordenar as eleições, estabeleceu a Justiça Eleitoral e instituiu medidas para combater fraudes, como o uso de envelopes oficiais e cabines de votação invioláveis para garantir o sigilo do voto. 

O voto secreto e livre e o sistema de representação proporcional foram instituídos pelo texto, conquistas que vigoram até hoje no sistema eleitoral brasileiro. Foi ainda o Código de 1932 que, pela primeira vez, fez referência aos partidos políticos. Ele também criou os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

Além de regulamentar as eleições federais, estaduais e municipais, a norma já previa a "máquina de votar", uma espécie de antepassado da urna eletrônica, que surgiu na década de 1990 assegurando segurança, transparência e lisura ao processo eleitoral.

Foto em preto e branco em que se veem várias mulheres e um homem ao redor de uma urna. Uma das m...

Conquista do voto feminino

O dia 24 de fevereiro também é lembrado como o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil, uma data oficializada pela Lei nº 13.086, de 2015. O artigo 2º do Código contém a seguinte redação: “é eleitor o cidadão maior de 21 anos, sem distinção de sexo, alistado na forma deste Código”.

O livre exercício desse direito pelas mulheres foi garantido pela instituição do voto secreto, uma vez que elas não precisariam prestar contas sobre sua escolha a maridos e pais, como alguns anteprojetos propunham.

No Paraná, o Código Estadual da Mulher Paranaense instituiu o Dia Estadual da Conquista do Voto Feminino no Brasil, a ser comemorado no dia 24 de fevereiro. A conquista foi lembrada pelo presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, em discurso realizado durante o 2º Encontro de Prefeitas e Vereadoras do Estado do Paraná, ocorrido no dia 19 de fevereiro deste ano, na Assembleia Legislativa do Paraná.

Fotografia em preto e branco de diversos homens e de uma mulher ao redor de uma mesa sobre a qua...

A reinstalação da Justiça Eleitoral e a criação do TRE-PR

O ano de 2025 marca o aniversário de 80 anos da reinstalação da Justiça Eleitoral e do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Para celebrar a data e fortalecer a memória da Justiça Eleitoral, o TRE-PR publicará, até o dia 7 de junho, uma série de cinco matérias sobre sua história.

Banner com fundo colorido sobre o qual se vê um retângulo branco. Nesse retângulo lê-se “Getúlio...

Contexto

Em 1937, o presidente Getúlio Vargas instaurou o Estado Novo, o que resultou na Constituição de 1937, conhecida como "Polaca". Essa nova Constituição extinguiu a Justiça Eleitoral, suspendeu as eleições livres, aboliu os partidos políticos e estabeleceu eleições indiretas para a Presidência. Em 1945, com a queda de Vargas, a Justiça Eleitoral foi restabelecida, juntamente com o retorno das eleições diretas e o surgimento do Código Eleitoral de 1945, que reestruturou o sistema eleitoral no país.

Em 28 de maio de 1945, o Decreto-Lei nº 7.586 restabeleceu o TSE como órgão máximo da Justiça Eleitoral. A sua sede ficava no Rio de Janeiro, onde permaneceu até 1960, quando foi transferido para Brasília.

Foto em preto e branco da frente do Palácio Garibaldi, em 1940 - acervo da Biblioteca Pública do...

Recriação dos TREs

Após a reinstalação do TSE, foram reinstalados os Tribunais Regionais Eleitorais em todos os estados. O TRE do Paraná foi reinstalado em 7 de junho de 1945, em uma sessão no Tribunal de Apelação do Estado, presidida pelo desembargador Clotário de Macedo Portugal. Durante essa sessão, foi registrado o envio de dois telegramas: um informando a nomeação do presidente do TRE-PR e outro comunicando a reinstalação do TSE.

Desde a fundação do TRE-PR, a busca pela imparcialidade dos julgamentos já era registrada. Na ata da sessão de reinstalação do órgão, o desembargador Clotário Portugal declarou que o povo “poderia confiar na Justiça Eleitoral, pois ela seria inflexível, imparcial”. Ainda nessa sessão, o desembargador Francisco Cunha Pereira constatou: “todos os eleitores e jurisdicionados do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná teriam seus direitos garantidos, pois os nomes ilustres de seus membros isso asseguravam”. 


Arquivo digital

Banner com fundo colorido sobre o qual se vê um retângulo branco. Nesse retângulo lê-se “Ata da ...

Banner com fundo colorido sobre o qual se vê um retângulo branco. Nesse retângulo lê-se “Notícia...

Banner com fundo colorido sobre o qual se vê um retângulo branco. Nesse retângulo lê-se “Mais in...


Com informações da Seção de Gestão Documental, Memória Institucional e Biblioteca

Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Instagram e no TikTok 

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido