Reunião apresenta “Gemini” como ferramenta oficial de IA no TRE-PR
Encontro, conduzido pelo desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, contou com apresentações de gestores da área de tecnologia da informação
![Reunião apresenta “Gemini” como ferramenta oficial de IA no TRE-PR 1 Fotografia de diversas pessoas, entre homens e mulheres, ao redor de uma mesa de reunião em made...](https://www.tre-pr.jus.br/imagens/fotos/reuniao-apresenta-201cgemini201d-como-ferramenta-oficial-de-ia-no-tre-pr-1/@@images/0451ce1e-2e08-4abc-852e-948b9d28b9c0.jpeg)
Nesta sexta-feira (7), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, conduziu reunião que apresentou o Google Gemini Institucional, que integra o Google Workspace do TRE-PR, como a ferramenta oficial (autorizada) de Inteligência Artificial (IA) no Tribunal. Realizado no edifício-sede, em Curitiba, o encontro contou com a presença da diretora-geral do TRE-PR, Solange Maria Vieira, de representantes de Secretarias e da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR)
Durante a abertura da reunião, o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson lembrou da sua participação no “I Congresso de Inovação em Inteligência Artificial no Judiciário”, promovido em janeiro pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), e apresentou um panorama do uso das ferramentas de IA nos diversos órgãos judiciários. “A utilização da inteligência artificial no âmbito do TRE-PR é uma necessidade, que deve considerar as demandas de cada setor e a segurança de dados. Por isso, hoje estamos lançando oficialmente o projeto de trabalho da Justiça Eleitoral do Paraná com o desenvolvimento da inteligência artificial”, salientou.
A diretora-geral, Solange Maria Vieira, destacou a possibilidade de utilizar o aprendizado com as novas ferramentas durante o ano de 2025 para a elaboração do Projeto Eleições 2026.
Na sequência, o secretário de Tecnologia da Informação, Gilmar Jose Fernandes de Deus, explicou sobre o processo de implementação da inteligência artificial no Tribunal, que contará com realização de letramento sobre o tema voltadas às diversas áreas do Tribunal, que serão essenciais para o desenvolvimento de novas soluções.
O coordenador de Serviços e Ambiente, Marcos Fábio Portela, apresentou o “Gemini”, integrado às contas do Google Workspace contratadas pelo Tribunal. Em seguida, o assessor de Projetos de Inovação, Alex Pinheiro das Graças, abordou os conceitos básicos dessa nova tecnologia e as técnicas para usá-la de modo ético, seguro e eficiente. Ele expôs ainda alguns dos projetos iniciais relacionados a essa ferramenta.
Saiba como encontrar o Google Gemini
A nova ferramenta “Gemini” pode ser acessada no canto superior direito da tela, nos aplicativos do Google Workspace, como e-mail (conforme imagem acima, do GMail), Drive e Sheets. Ao clicar na opção “Google Apps”, é possível acessar ainda a funcionalidade que permite ao usuário interagir com a inteligência artificial por meio de conversas e perguntas.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube