TRE-PR prestigia cerimônia de comemoração dos 80 anos da tomada de Monte Castelo
O servidor da Justiça Eleitoral Benjamin Ferreira, aposentado em 1980, integrou a Força Expedicionária Brasileira

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, e o chefe da Assessoria Militar do TRE-PR, major Nairo de Oliveira Cardoso da Silva, participaram, na manhã desta sexta-feira (21), da cerimônia de comemoração dos 80 anos da tomada de Monte Castelo pela Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial. O evento foi realizado no Museu do Expedicionário, localizado em Curitiba.
Na oportunidade, na companhia do diretor do Museu do Expedicionário, coronel Said Zendim, os representantes da Justiça Eleitoral do Paraná conheceram a história de Max Wolf Filho, herói paranaense na Segunda Guerra. Nascido no dia 29 de julho de 1911, em Rio Negro, Max Wolf Filho desembarcou na Itália em setembro de 1944 e liderou mais de 30 missões de patrulha. Faleceu em uma dessas missões, na região de Montese.
Servidor do TRE-PR combatente
Benjamin Ferreira foi convocado para integrar o Vigésimo Regimento de Infantaria no dia 7 de junho de 1943 e, em 18 de maio de 1944 foi transferido para o Depósito de Pessoal da Força Expedicionária Brasileira. Em 15 de julho do mesmo ano, transferiu-se para o Primeiro Regimento de Infantaria. De 22 de setembro de 1944 a 8 de maio de 1945, participou das operações de guerra, conforme certidão emitida em 31 de janeiro de 1968 pelo diretor da Guarda Civil.
Ele tomou posse no TRE-PR no cargo de atendente judiciário classe especial no dia 14 de junho de 1968. Durante sua trajetória na Justiça Eleitoral do Paraná, ocupou o cargo de chefe do Serviço de Portaria. Seu requerimento de aposentadoria data de 12 de fevereiro de 1980.
Confira os documentos que atestam essa história: requerimento de aposentadoria, diploma de medalha de campanha, Informação TRE-PR nº 4/1980, certificado de atuação no Teatro de Operações da Itália e certidão da Guarda Civil.
Tomada de Monte Castelo
A conquista de Monte Castelo, ocorrida durante a Segunda Guerra Mundial, no dia 21 de fevereiro de 1945, foi uma das mais difíceis batalhas enfrentadas pela Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Campanha da Itália. A incursão rumo ao cume do Castelo, em uma tarde de inverno europeu, marcou a história do Exército Brasileiro e contribuiu para acelerar a retirada das tropas alemãs do território italiano.
Com informações do Museu do Expedicionário e da Seção de Gestão Documental, Memória Institucional e Biblioteca.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube