Zonas Eleitorais de Guarapuava falam do trabalho conjunto relacionado à democracia
Presidente Sigurd Roberto Bengtsson visitou, na última semana, os Cartórios Eleitorais do município para acompanhar os trabalhos pós-pleito e a prestação de contas de candidatos e partidos

Como parte da série “Com eleição ou sem eleição, a Justiça Eleitoral está sempre em ação”, a 43ª Zona Eleitoral (ZE) e a 44ª ZE, responsáveis pelo município de Guarapuava, apresentaram as iniciativas previstas para este ano ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, e ao juiz-membro da Corte desembargador eleitoral José Rodrigo Sade.
As equipes dos Cartórios destacaram a colaboração e o compartilhamento de informações e conhecimentos entre as duas Zonas Eleitorais, o que, segundo elas, é imprescindível para a realização dos trabalhos e o bom atendimento do eleitorado. Também foram ressaltadas as ações de inclusão adotadas, como rampas, vagas de estacionamento reservadas e comunicação acessível para atender melhor às cidadãs e aos cidadãos, respeitando as individualidades de cada um e conferindo autonomia a todas as pessoas.
A juíza da 43ª ZE, doutora Carmen Silvania Zolandeck Mondin, declarou que a Justiça Eleitoral é fundamental para a preservação e o fortalecimento da democracia. “Além de supervisionar a legalidade dos processos eleitorais, atuamos na prevenção e combate a práticas ilícitas, como fraudes, abuso de poder econômico e compra de votos. Essa atuação é crucial para manter a confiança da população no sistema político e assegurar a igualdade de condições na disputa eleitoral”, disse.
O servidor da 44ª ZE Adilson Moreira Nogueira enfatizou que não há democracia sem liberdade de expressão. “A Justiça Eleitoral é a instituição responsável por organizar todo um processo que começa no alistamento, passa pelas candidaturas e termina com as eleições, tudo com intuito de concretizar a vontade da sociedade, tanto no momento de votar como de ser votado”, explicou.
Com relação ao trabalho realizado nas eleições, Larianne Borges Teixeira, servidora da 43ª ZE, lembrou que uma pessoa idosa compareceu ao Fórum Eleitoral para atendimento e, na ocasião, contou que sentia saudade de colaborar nas eleições, quando passava dias na contagem dos votos em cédulas de papel e auxiliava o juiz no que fosse necessário. “Ela nos disse que essa experiência foi de grande aprendizado em sua formação”.
Visita
O presidente Sigurd Roberto Bengtsson, acompanhado do desembargador eleitoral José Rodrigo Sade, visitou os Cartórios Eleitorais de Guarapuava na última quarta-feira (12), com objetivo de acompanhar os trabalhos pós-eleição e a prestação de contas de candidatos e partidos. Eles foram recebidos pelo chefe da 44ª ZE, João Ricardo Americano; pelos servidores da 44ª ZE Adilson Moreira Nogueira e Oscar Toledo Kaminski; e pela servidora Larianne Borges Teixeira, da 43ª ZE.
Também estiveram presentes as servidoras e os servidores requisitados Ana Claudia de Fatima Bernardini Carneiro, Deusdete Alves de Almeida, Elizete Tratch da Silva, Jacson Fior de Paula, Janaina Sluzovski Kovalski, Joceli Aparecida de Jesus, Kelly Opuchkevitsek e Lindamara do Belém Diosque; e os estagiários Gabriel Padilha e Nilceu José de Andrade Neto.
Dúvidas
Em caso de dúvidas sobre os serviços eleitorais, é possível entrar em contato pelo Disque-Eleitor 0800 640 8400 (ligação gratuita) ou WhatsApp (41) 3330-8500. Os endereços das ZEs de todo o Paraná estão disponíveis no site do TRE-PR, em “Serviços Eleitorais” (menu superior) e “Zonas Eleitorais”.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube