Estudantes precisam estar com o Título de Eleitor regular para fazer matrícula em universidades
É possível consultar a situação e realizar o alistamento eleitoral de forma on-line
Com a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizada na segunda-feira (13), estudantes de todo o país podem se inscrever, a partir desta sexta-feira (17) até a próxima terça-feira (21), para participar do processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e, entre os dias 24 e 28 de janeiro, para conseguir bolsas de estudo por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni).
Para se matricular em universidades públicas e privadas, as pessoas interessadas devem apresentar, entre outros documentos, o Título de Eleitor. Por conta disso, a Justiça Eleitoral alerta as candidatas e os candidatos para que verifiquem a sua situação eleitoral e regularizem eventuais pendências o mais breve possível para evitar que sejam impedidos de ingressar em uma instituição de ensino superior.
Como solicitar o Título Eleitoral de forma on-line?
O Título de Eleitor é obrigatório para aqueles que têm entre 18 e 69 anos de idade. Caso ainda não tenha feito o alistamento eleitoral, a pessoa pode realizar a solicitação de forma on-line, conforme passo a passo a seguir:
⚠️ Antes de iniciar a solicitação, digitalize ou fotografe os seguintes documentos:
- Documento oficial de identificação (frente e verso);
- Comprovante de vínculo com o município (seja residencial, afetivo, familiar, profissional, comunitário ou de outra natureza que justifique a escolha da cidade);
- Comprovante de quitação militar, obrigatório somente para as pessoas do gênero masculino nascidas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano em que completarem 19 anos de idade;
- Uma foto estilo selfie, em que a pessoa aparece segurando o documento oficial de identificação ao lado da face. Não devem ser utilizados acessórios que dificultem o reconhecimento, tais como bonés, gorros, óculos etc.
📌Passo a passo
- Acessar o Autoatendimento Eleitoral;
- Clicar em “Título Eleitoral” e “Tire seu Título Eleitoral” (primeira opção);
- Preencher os campos com CPF ou nome completo, nome da mãe e data de nascimento;
- Selecionar a opção “Entrar” e, em seguida, seguir as instruções conforme solicitado;
- Ao final, será gerado um número de protocolo para acompanhamento da solicitação;
- Após o deferimento do alistamento eleitoral, a pessoa deve fazer o download do aplicativo e-Título (Google Play e App Store) para emitir a via digital do Título de Eleitor ou, se preferir, imprimir o documento pelo site do TSE (opção 9).
Como consultar a situação eleitoral?
- Acessar o Autoatendimento Eleitoral, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE);
- Clicar em “Título Eleitoral” e “Consultar situação eleitoral” (opção 7);
- Digitar o número do Título Eleitoral ou CPF ou nome completo e, em seguida, selecionar a opção “Entrar” para realizar a consulta;
- O Título Eleitoral deve estar em situação “regular”; caso esteja cancelado ou suspenso, será necessário realizar a regularização.
É possível ser atendido presencialmente?
Para tirar, revisar, transferir ou regularizar o Título de Eleitor de forma presencial, as cidadãs e os cidadãos devem comparecer ao Cartório Eleitoral do seu município. É possível consultar os endereços e contatos desses locais no site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), ao clicar em “Serviços Eleitorais” (menu superior) e “Zonas Eleitorais”.
Horário de atendimento | |
De 7 a 20 de janeiro (expediente especial) |
13h às 18h |
A partir de 21 de janeiro (expediente normal) |
12h às 18h |
Em caso de dúvidas, o eleitorado pode entrar em contato pelos seguintes canais:
☎️ Disque-eleitor: 0800-640-8400 (ligação gratuita)
📱WhatsApp: (41) 3330-8500
Foto: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube