Núcleo Permanente de Solução de Conflitos realiza 49 conciliações em 2024

O índice de aproveitamento no período foi de 84,5%

Foto em que aparecem duas mulheres e quatro homens em pé, posando. Entre eles, que usam ternos e...Núcleo Permanente de Solução de Conflitos realiza 49 conciliações em 2024

Desde sua criação, em julho de 2024, em alinhamento aos princípios da campanha Eleições 2024 no Caminho da Paz, o Núcleo Permanente de Solução de Conflitos do TRE-PR (NUPEC-JEPR) realizou 49 conciliações em 58 audiências efetivamente realizadas, atingindo um percentual de aproveitamento de 84,48%.

O trabalho do NUPEC envolveu uma ampla rede de cooperação, composta pelos desembargadores da Corte e seus assessores, ex-membros desembargadores, juízes eleitorais, 38 advogados, 16 conciliadores do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e da Comissão de Mediação da OAB/PR, além de servidores da Secretaria Judiciária (SECJUD), da Secretaria de Tecnologia da Informação (SECTI) e da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-PR), totalizando 73 profissionais dedicados às atividades do núcleo desde o início. No total, foram marcadas 212 audiências, das quais 58 foram efetivamente realizadas. 

A coordenadora adjunta do NUPEC, desembargadora eleitoral substituta Tatiane Viese, destaca que o Núcleo representa uma iniciativa inédita no âmbito da Justiça Eleitoral, demonstrando sua eficácia na resolução de conflitos eleitorais e servindo de referência para outros tribunais eleitorais do país. 

“Os números alcançados mostram que o NUPEC é uma solução inovadora de sucesso, promovendo resultados concretos na resolução de processos eleitorais. A continuidade e ampliação desse trabalho são fundamentais para garantir que esse espaço, dedicado e qualificado exclusivamente para a solução de conflitos por meio da mediação e conciliação, possa ser ampliado, inclusive para outras atividades do tribunal, reforçando ainda mais o pioneirismo da Justiça Eleitoral do Paraná”, afirma.  

Ainda de acordo com a desembargadora eleitoral, o NUPEC, além de reduzir a judicialização, promove um ambiente de diálogo que agiliza os processos e reduz os conflitos das partes envolvidas. “Com a participação ativa de conciliadores, advogados, servidores e do representante da Procuradoria Regional Eleitoral, a iniciativa já se destaca como um exemplo de eficiência e inovação, reafirmando o compromisso do TRE-PR com uma Justiça Eleitoral mais moderna, acessível e eficiente”, finaliza.

Semana Nacional de Conciliação

Do dia 6 até o dia 8 de novembro, o TRE-PR participou, pela primeira vez, da Semana Nacional de Conciliação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Durante esses três dias, 12 conciliadores atuaram em cerca de 80 processos.

NUPEC-JEPR

O Núcleo Permanente de Solução de Conflitos da Justiça Eleitoral do Paraná, instituído pela Resolução TRE-PR nº 936/2024 e vinculado à Presidência, atua nos feitos eleitorais de competência originária e recursal do TRE-PR que, por natureza, permitam solução por métodos autocompositivos como conciliação e mediação.

A iniciativa está alinhada à Resolução CNJ nº 125/2010, que dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário.


Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Instagram e no TikTok 

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Acesso rápido