Fórum Eleitoral de Tomazina realiza evento em homenagem às mulheres
Aberto ao público, encontro teve como objetivo fomentar a igualdade e combater a violência e o preconceito de gênero

Como parte da série “Com eleição ou sem eleição, a Justiça Eleitoral está sempre em ação”, que aborda as principais atividades dos Cartórios Eleitorais em 2025 até o pleito de 2026, a equipe da 19ª Zona Eleitoral (ZE) comenta sobre a realização de um evento, na última quinta-feira (13), no município de Tomazina (PR), em homenagem à Semana da Mulher e à Semana pela Paz em Casa. A Justiça pela Paz em Casa tem por objetivo demonstrar o comprometimento do Poder Judiciário com as causas relativas à Lei nº 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Pena.
Com o tema “Em espaços de poder as mulheres quebram barreiras, desafiam limites e inspiram mudanças”, o encontro foi organizado pelo Fórum de Justiça de Tomazina, em colaboração com a 19ª ZE. Na ocasião, ocorreram trocas de experiências sobre a participação feminina nos espaços de poder e debates relacionados aos desafios enfrentados por elas na busca por respeito no trabalho, nas ruas e em seus lares.
A servidora da 19ª Zona Eleitoral Mariana Vicentini Cruz Antunes destacou que o objetivo principal do evento foi fomentar a igualdade e combater a violência e o preconceito de gênero. “As participantes, com base em suas competências e qualidades, reivindicaram seus direitos e a ocupação de espaços na sociedade”, declarou.
Presenças
Além da juíza da 19ª ZE, doutora Franciele Pereira do Nascimento, e da servidora Mariana Vicentini Cruz Antunes, estiveram presentes no evento a desembargadora do Tribunal de Justiça do estado do Paraná (TJPR) Ana Lúcia Lourenço; a vice-prefeita de Tomazina, Lucilei de Fátima Lopes; a vice-prefeita de Jaboti, Lucia Helena de Oliveira; a presidente da OAB - Subseção de Wenceslau Braz, doutora Cristiane Ferraz dos Santos Evangelista; a presidente da Comissão da Advocacia Dativa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção Ibaiti, doutora Patrícia Aparecida Marceli Izidoro; a delegada da Polícia Civil de Tomazina, doutora Rayana de Caldas Corrêa Moury Pitanga; e a vereadora de Pinhalão Francielli Siqueira de Carvalho.
“Justiça: uma Palavra Feminina”
No dia 12 de fevereiro, o auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em Curitiba, recebeu o evento “Justiça: uma Palavra Feminina - Quatro Atos sobre Representatividade e Equidade”. Promovido pelo Núcleo de Inclusão e Diversidade (NID) em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o encontro reuniu especialistas para debater e refletir sobre a participação feminina nos âmbitos judiciário e político.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube