Justiça Eleitoral do Paraná apresenta ações voltadas ao combate à discriminação racial

Uma série de matérias sobre o tema será publicada até o dia 21 de março, Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

Três mulheres negras estão sentadas atrás de uma mesa de honra sobre um palco de um auditório. A...Justiça Eleitoral do Paraná apresenta ações voltadas ao combate à discriminação racial
Café Cultural, com o tema “Minha trajetória, meus caminhos (relatos sobre a discriminação racial)”, realizado pelo TRE-PR no dia 21 de março de 2024.

Em março, mês em que é celebrado, no dia 21, o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) publicará uma série de matérias sobre o tema. Entre os objetivos da iniciativa estão a divulgação de ações promovidas pela Justiça Eleitoral do Paraná em prol da luta antirracista e a promoção de reflexões sobre o racismo e seus impactos na sociedade.

Nesta primeira publicação, são apresentadas algumas das ações voltadas ao tema que envolveram a Justiça Eleitoral do Paraná no ano de 2024:

26º Café Cultural

No dia 21 de março de 2024, Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, o TRE-PR promoveu o 26º Café Cultural, intitulado “Minha trajetória, meus caminhos (relatos sobre a discriminação racial)”, com o objetivo de conscientizar as servidoras e os servidores da Justiça Eleitoral do Paraná sobre a temática.

No evento, as convidadas e os convidados debateram meios para combater o racismo e formas de conscientização sobre o tema e compartilharam vivências e situações em que o racismo ocorre. A íntegra do Café Cultural está disponível no YouTube do TRE-PR

Seminário Boas Práticas em Equidade Racial

No dia 5 de novembro, os servidores do TRE-PR participaram do Seminário Boas Práticas em Equidade Racial no Judiciário, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. A apresentação das práticas teve como objetivo promover ações voltadas à equidade racial no Judiciário.

Exposição

De 19 a 29 de novembro, o hall da entrada principal do TRE-PR recebeu os murais da exposição Presença Negra em Curitiba, que mostra o relevante papel das pessoas pretas na construção da capital paranaense e demonstra a importância de se promoverem ações para que se reflita sobre a discriminação racial.

Enajun e Fonajurd

Ainda no mês de novembro, nos dias 21 e 22, o juiz da 132ª Zona Eleitoral de São João do Ivaí, doutor Malcon Jackson Cummings, participou do 7º Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negros (ENAJUN) e do 4º Fórum Nacional de Juízas e Juízes contra o Racismo e todas as formas de Discriminação (FONAJURD), em Salvador. 

Durante os eventos, foram discutidos, entre outros temas, perspectivas sobre o contexto histórico do racismo, as questões quilombolas e dos povos originários e o Protocolo de Julgamento com Perspectiva Racial. O juiz da 132ª ZE considerou os eventos importantes para discutir novas perspectivas dentro do Judiciário: “Foi uma oportunidade ímpar, não só para a perspectiva racial mas também para a discussão de novos temas que podem ser adotados pelos juízes”.

Candidaturas de pessoas negras

Nas Eleições Municipais de 2024, o número de candidaturas de pessoas pretas e pardas no Paraná foi de 9.812, representando 28,85% do total. Entre essas candidaturas, 167 concorriam ao cargo de prefeito; 194, ao de vice-prefeito; e 9.451, ao cargo de vereador.

Em comparação com o número de candidaturas das Eleições 2020, as candidaturas desse público cresceram 7,1%. Também comparado à eleição anterior, em 2024, o número de candidatas pretas ou pardas ou de candidatos pretos ou pardos eleitos foi 24,4% maior. Em 2020, foram eleitas 819 pessoas pretas ou pardas, enquanto em 2024 o número passou a 1.019. 


Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Instagram e no TikTok 

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Acesso rápido