Justiça Eleitoral do Paraná apresenta seus projetos de inteligência artificial no XXIII CODEJE

Presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, compartilhou iniciativas em oficina realizada nesta quinta-feira (27)

Imagem em que aparece o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, o diretor-...Justiça Eleitoral do Paraná apresenta seus projetos de inteligência artificial no XXIII CODEJE

Nesta quinta-feira (27), durante o  XXIII Encontro Nacional do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (CODEJE), realizado em Maceió (AL) o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, apresentou os projetos da Justiça Eleitoral do Paraná que utilizam inteligência artificial. 

A apresentação do desembargador Sigurd Roberto Bengtsson ocorreu na oficina “Uso da inteligência artificial para criação de planos de ação em rede: metas do prêmio de qualidade do CNJ para 2025”, que tinha como objetivo criar planos de ação para aprimorar a segurança e a transparência do processo eleitoral. O presidente do TRE-PR destacou as práticas adotadas no TRE-PR para o combate a deep fakes e a iniciativa Pacto Eleições 2024 no Caminho da Paz, que buscou promover eleições seguras, livres de desinformação e de violência. 

Programação

A abertura do evento, realizada na noite de quarta-feira(26), contou com apresentação cultural do Balé Folclórico de Alagoas e discursos de autoridades, incluindo o presidente do CODEJE, desembargador Jorge Luís Dall’Agnol, e o presidente do TRE-AL, desembargador Klever Rêgo Loureiro. Além disso, foram ministradas palestras sobre linguagem simples na comunicação jurídica, com participação do professor Antonio Gidi e do jurista Joelson Costa Dias.

Nesta quinta-feira (27), a manhã foi marcada por uma mesa redonda com Frederico Franco Alvim e Vitor Monteiro sobre inteligência artificial, seguida pela Oficina 1, a qual contou com a participação do desembargador Sigurd Roberto Bengtsson. Outra atividade realizada na manhã foi a Oficina 2, voltada à linguagem simples na educação eleitoral. 

Na parte da tarde, os participantes acompanham uma reunião com o coordenador da EJE-TSE, apresentação das sugestões dos coordenadores e dos assessores de comunicação e uma palestra com a ministra Vera Lúcia.

Na sexta-feira (28), a programação inclui uma palestra do desembargador José Laurindo de Souza Netto sobre inteligência artificial, seguida por uma mesa-redonda com os juízes federais Felini Wanderley e Antônio José, que tratarão de acessibilidade e das ações voltadas à população em situação de rua. O evento também contará com uma conferência ministrada pelo diretor da EJE-TSE, ministro Cristiano Zanin, com a deliberação sobre a carta do CODEJE e a eleição para cargos vagos na Comissão Executiva. 

Presenças

Além do presidente do TRE-PR, participam do evento o diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), desembargador Anderson Ricardo Fogaça; o coordenador-executivo da EJE-PR, Domício Prates Ribeiro Filho; e o assessor-chefe da EJE-TSE, o servidor do TRE-PR cedido ao TSE Jillian Roberto Servat.


Não compartilhe boatos! Acesse o
Gralha Confere

Siga-nos no Instagram e no TikTok

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Acesso rápido