Justiça Eleitoral do Paraná lança episódio de podcast no Dia de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial
O dia 21 de março foi escolhido pela ONU em memória ao Massacre de Sharpeville, ocorrido em 1960

A Justiça Eleitoral do Paraná, por intermédio de sua Escola Judiciária (EJE-PR), lança, nesta sexta-feira (21), Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, o 8º episódio do podcast Democracia em Debate. Com a participação da advogada Nahomi Helena de Santana, mestre em Direitos Humanos e Democracia e secretária-geral adjunta da Comissão de Mulheres Advogadas da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Paraná (OAB-PR), o programa trata do tema “O voto feminino e os seus desdobramentos para a equidade racial”.
Durante a conversa, conduzida pelo diretor-executivo da EJE-PR e juiz membro da Corte Eleitoral do Paraná, desembargador eleitoral Anderson Ricardo Fogaça, a doutoraNahomi Helena abordou as causas da discriminação racial e da discriminação de gênero, demonstrando a importância da participação política para reduzir a segregação às mulheres e, especialmente, às mulheres pretas.
TRE-PR e o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial
Para divulgar o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, a Justiça Eleitoral do Paraná publicou, no mês de março, uma série de matérias sobre o tema. A primeira abordou as ações do TRE-PR no enfrentamento ao racismo; a segunda, os tipos de racismo; e a terceira, a diferença entre injúria racial e racismo.
Celebrado anualmente, o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial é uma data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em memória ao Massacre de Sharpeville, ocorrido em 21 de março de 1960, na África do Sul. Nesse dia, a polícia atirou contra manifestantes pacíficos que protestavam contra as leis do apartheid, resultando na morte de 69 pessoas.
A data tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a persistência do racismo e da discriminação racial em todo o mundo e mobilizar esforços para combater essa forma de injustiça. É um dia de reflexão sobre os avanços alcançados na luta pela igualdade racial, mas também de reconhecimento de que ainda há muito a ser feito.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube