Justiça Eleitoral do Paraná participa de audiência pública na Alep sobre os desafios de ser mulher
A desembargadora eleitoral substituta Andrea Fabiane Groth Busato representou o presidente Sigurd Roberto Bengtsson no evento

Na manhã desta segunda-feira (10), a desembargadora eleitoral substituta Andrea Fabiane Groth Busato compôs a mesa de honra da audiência pública "Ser mulher e seus desafios", realizada na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Ela representou no evento o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson.
A audiência, que abordou diversos temas relacionados às mulheres, como saúde, mercado de trabalho e empreendedorismo feminino, foi conduzida pela presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, deputada Mara Lima. Segundo ela, a audiência pública foi uma oportunidade para discutir os desafios que as mulheres enfrentam em diversas áreas “só pelo fato de serem mulheres”. “Entre todos os temas que discutiremos neste encontro, o maior desafio é o combate ao feminicídio”, ressaltou.
A desembargadora eleitoral Andrea Fabiane Groth Busato lembrou o início de sua atuação como juíza, quando, segundo ela, havia uma subnotificação dos casos de agressão: “eram muito raros os casos de agressão à mulher que chegavam a ser julgados”. Para ela, o cenário atual conta com estatísticas mais confiáveis, mas também com o aumento do ódio contra as mulheres. “A misoginia aumentou quando começamos a lutar pelos nossos direitos”, esclareceu.
Em relação à sua atuação no TRE-PR, ela destacou a violência política de gênero e a prática das candidaturas-laranja, de acordo com a qual “mulheres emprestam seus nomes para atingir a cota de candidaturas do gênero feminino”. “Isso é algo que tem que ser vencido”, finalizou.
Presenças
Além da desembargador eleitoral substituta Andrea Fabiane Groth Busato e da deputada Mara Lima, compuseram a mesa de honra a vice-presidente da Alep, deputada Flávia Francischini; as deputadas Cloara Pinheiro, Marli Paulino, Luciana Rafain e Márcia Huçulak; a desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) Priscilla Placha Sá; a 1ª subdefensora pública do estado do Paraná, doutora Lívia Salomão; a procuradora de Justiça doutora Mônica Louise de Azevedo; a coordenadora-geral de políticas públicas para a pessoa idosa, doutora Larissa Marsolik; a diretora de fomento e renda da Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, doutora Adriana Campa; a coordenadora do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria de Estado da Justiça, da Família e Trabalho, doutora Silvia Cristina Xavier; a presidente do Centro de Apoio às Mulheres, doutora Virginia Merlin; o coordenador da Patrulha Maria da Penha em Curitiba, Zeilton Dalla Villa; e a criadora do Clube da Alice, a empresária Mônica Balestieri Berlitz.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube