TRE-PR prestigia sessão na Alep em homenagem aos 332 anos de Curitiba

O desembargador eleitoral José Rodrigo Sade participou do evento realizado nesta quarta-feira (26)

Foto em que o desembargador eleitoral José Rodrigo Sade aparece em destaque, sentado na mesa da ...TRE-PR prestigia sessão na Alep em homenagem aos 332 anos de Curitiba

O juiz-membro da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) desembargador eleitoral José Rodrigo Sade representou o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, na sessão solene em homenagem aos 332 anos de Curitiba, realizada na noite desta quarta-feira (26), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

O desembargador eleitoral compôs a mesa de honra do evento na companhia do presidente da Alep, Alexandre Curi; do deputado Ney Leprevost; do desembargador Celso Jair Mainardi; do vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; da secretária de Cultura do estado do Paraná, Luciana Casagrande Pereira; do desembargador Telmo Cherem, ex-presidente do TRE-PR; do padre José Aparecido, representando a Cúria Metropolitana; da diretora do Procon-PR, Claudia Silvano; e do empresário Pedro Joanir Zonta. 

A sessão está disponível no canal do Youtube da Alep.

Aniversário de Curitiba

Em 29 de março de 1693, o capitão-povoador Matheus Martins Leme, atendendo o que chamou de "apelos de paz, quietação e bem comum do povo", promoveu a primeira eleição para a Câmara de Vereadores e a instalação de uma vila no território que hoje ocupa Curitiba, como exigiam as Ordenações Portuguesas. Estava fundada a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, primeiro nome da futura capital paranaense.

Origem do nome

A mudança do nome da vila e da rotina do povoado veio em 1721, com a visita do ouvidor Raphael Pires Pardinho, hoje nome de praça na cidade. 

Esquecida pelos governantes da Capitania de São Paulo, Curitiba passou por um período de extrema pobreza. A prosperidade só viria a partir de 1812, com o tropeirismo. Ponto estratégico do caminho do Viamão a São Paulo e às Minas Gerais, o povoado viu crescer o comércio com a passagem dos tropeiros.

O aluguel de fazendas para as invernadas transferia os habitantes do campo para o povoado. Surgiram lojas, armazéns e escritórios de negócios ligados ao transporte de gado. Junto com o desenvolvimento da cidade, em 1853 foi conquistada a emancipação do Paraná, de que Curitiba se tornou capital.

Curitiba é uma palavra de origem Guarani, “kur yt yba”. Quer dizer, na linguagem dos índios, "grande quantidade de pinheiros, pinheiral".


Com informações do site da Prefeitura de Curitiba



Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Instagram e no TikTok

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Acesso rápido