Balcão virtual atende eleitorado por chat
Serviço de conversa textual com atendentes do Tribunal funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
De forma inédita na Justiça Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) estende ao eleitorado o atendimento por meio do Balcão Virtual. O atendimento acontece durante o horário de expediente, das 12 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, em uma sala de conversa textual operada por servidoras e servidores do Tribunal.
Como funciona
Para iniciar o atendimento, deve-se preencher um formulário de acesso no portal do TRE-PR na internet. A seguir, deve-se escrever uma mensagem em campo próprio para que tenha início uma conversa automática. Um texto de boas-vindas pede para que a pessoa digite a palavra “menu”.
São abertas então duas opções. Digite:
- 1 se você é advogada(o) ou parte em processo.
- 2 se você é eleitor(a).
No caso de eleitor(a), o passo seguinte é digitar as 3 primeiras letras da cidade paranaense da qual deseja atendimento (ex: Digite CUR ou cur para Curitiba, sem acentos).
Caso já tenha falado com o cartório eleitoral ou com a Central de Atendimento ao Eleitorado da sua cidade e seu problema não tenha sido resolvido, ou queira registrar uma sugestão, crítica ou elogio, também é possível digitar “Ouvidoria” para ser atendido por este setor.
Depois de digitada a opção desejada, uma mensagem informa a transferência para o setor escolhido e pede para aguardar atendimento, que a partir daqui deixa de ser automático e passa a ser feito por uma pessoa identificada do TRE-PR.
A conversa é encerrada só após o término atendimento. Se ainda ficar com dúvidas, é possível iniciar uma nova conversa, sem necessidade de preencher o formulário de acesso novamente.
Outros canais
Os atendimentos do eleitorado pelos demais canais continuam acontecendo normalmente, menos o presencial, que permanece suspenso em todo o estado devido à pandemia de Covid-19.
Pelo site do TRE-PR, é possível realizar alistamento (primeiro título) e transferência de município, alterar dados e regularizar a situação de título cancelado.
Em caso de dúvidas, também é possível procurar o TRE-PR pelo telefone, por meio do Disque-Eleitor 0800-640-8400 ou entrar em contato por e-mail ou WhatsApp com a sua zona eleitoral.
Regulamentação
O Balcão Virtual para o eleitorado foi regulamentado pela Portaria Conjunta PRESID/CRE Nº 02/2021, que também incluiu a Ouvidoria como unidade de atendimento, juntamente com a Secretaria Judiciária e os cartórios eleitorais.
O atendimento telepresencial da advocacia e de partes nos processos judiciais em trâmite na Justiça Eleitoral do Paraná já está em funcionamento desde março. O serviço foi criado em âmbito nacional pela Resolução CNJ nº 372.
Texto: Melissa Medroni
Revisão: Beatriz Tedesco
Arte: Thiago Tolotti
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube