Balcão virtual atende eleitorado por chat

Serviço de conversa textual com atendentes do Tribunal funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h

Banner de fundo branco com uma faixa laranjada na parte inferior. Na parte superior, está escrit...Balcão virtual atende eleitorado por chat

De forma inédita na Justiça Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) estende ao eleitorado o atendimento por meio do Balcão Virtual. O atendimento acontece durante o horário de expediente, das 12 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, em uma sala de conversa textual operada por servidoras e servidores do Tribunal.

Como funciona

Para iniciar o atendimento, deve-se preencher um formulário de acesso no portal do TRE-PR na internet. A seguir, deve-se escrever uma mensagem em campo próprio para que tenha início uma conversa automática. Um texto de boas-vindas pede para que a pessoa digite a palavra “menu”.

São abertas então duas opções. Digite:

- 1 se você é advogada(o) ou parte em processo.
- 2 se você é eleitor(a).

No caso de eleitor(a), o passo seguinte é digitar as 3 primeiras letras da cidade paranaense da qual deseja atendimento (ex: Digite CUR ou cur para Curitiba, sem acentos).

Caso já tenha falado com o cartório eleitoral ou com a Central de Atendimento ao Eleitorado da sua cidade e seu problema não tenha sido resolvido, ou queira registrar uma sugestão, crítica ou elogio, também é possível digitar “Ouvidoria” para ser atendido por este setor.

Depois de digitada a opção desejada, uma mensagem informa a transferência para o setor escolhido e pede para aguardar atendimento, que a partir daqui deixa de ser automático e passa a ser feito por uma pessoa identificada do TRE-PR.

A conversa é encerrada só após o término atendimento. Se ainda ficar com dúvidas, é possível iniciar uma nova conversa, sem necessidade de preencher o formulário de acesso novamente.

Outros canais

Os atendimentos do eleitorado pelos demais canais continuam acontecendo normalmente, menos o presencial, que permanece suspenso em todo o estado devido à pandemia de Covid-19.

Pelo site do TRE-PR, é possível realizar alistamento (primeiro título) e transferência de município, alterar dados e regularizar a situação de título cancelado.

Em caso de dúvidas, também é possível procurar o TRE-PR pelo telefone, por meio do Disque-Eleitor 0800-640-8400 ou entrar em contato por e-mail ou WhatsApp com a sua zona eleitoral.

Regulamentação

O Balcão Virtual para o eleitorado foi regulamentado pela Portaria Conjunta PRESID/CRE Nº 02/2021, que também incluiu a Ouvidoria como unidade de atendimento, juntamente com a Secretaria Judiciária e os cartórios eleitorais.

O atendimento telepresencial da advocacia e de partes nos processos judiciais em trâmite na Justiça Eleitoral do Paraná já está em funcionamento desde março. O serviço foi criado em âmbito nacional pela Resolução CNJ nº 372.


Texto: Melissa Medroni
Revisão: Beatriz Tedesco
Arte: Thiago Tolotti
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR


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