Estudantes vão até o fórum para emitir o título eleitoral
Cartório da 12ª Zona Eleitoral de São Mateus do Sul visa atender cerca de 700 alunas e alunos
Quem completa 16 anos até o dia 2 de outubro, data do primeiro turno das Eleições 2022, pode fazer o alistamento eleitoral até o fechamento do cadastro, no dia 4 de maio. Devido ao alto número de jovens nessa faixa etária ainda sem o título, o cartório da 12ª Zona Eleitoral de São Mateus do Sul implementou uma ação, visando atender cerca de 700 alunas e alunos das escolas da região.
Segundo o juiz da 12ª Zona Eleitoral de São Mateus do Sul, doutor Ricardo Piovesan, o objetivo é reforçar a importância dos jovens tirarem o título e participarem da escolha democrática. “Estamos engajando esses estudantes a se alistar e a votar. Além de, depois da eleição, cobrar e fiscalizar aquilo que foi prometido nas campanhas eleitorais”, declarou.
Ação leva estudantes até o Fórum Eleitoral
A ideia inicial da equipe do cartório da 12ª Zona Eleitoral de São Mateus do Sul era ir até os colégios para auxiliar os jovens a tirarem o título, utilizando o Título Net e o Autoatendimento do Eleitor. Mas ao entrar em contato com as escolas, foram informados que o número de estudantes que ainda não haviam se alistado era alto. Por isso, ir até o local poderia ser um problema, devido à demanda de acessos à internet.
Como solução, a equipe optou por trazer as alunas e alunos, acompanhados de seus professores, para fazerem o título no fórum eleitoral da região. Um ônibus escolar, cedido pela Secretaria Municipal de Educação de São Mateus do Sul e de Antônio Olinto, leva os estudantes até o local. Até o momento, seis escolas já participaram da ação. O atendimento está sendo realizado nos turnos da manhã, tarde e noite.
“Os jovens têm uma força muito grande, são críticos e detém a informação de uma forma muito fácil. A internet hoje está disponível para a busca de informações, então, com certeza, essa faixa etária tem um papel muito importante para o futuro do nosso país”, afirma Ana Claudia Neumann Cabral, chefe do cartório da 12ª Zona Eleitoral de São Mateus do Sul.
Ações futuras
Entre maio e agosto, a equipe do Fórum Eleitoral de São Mateus do Sul, em parceria com o Ministério Público, irão até as escolas realizar palestras e eleição simulada. Serão abordados temas como a importância da cidadania, voto consciente, funções de representantes políticos, segurança do processo eletrônico de votação, entre outros.
Texto: Carla Tortato
Revisão: Melissa Medroni
Foto: Divulgação
Tratamento de imagem: Natália Elena de Sousa
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube