Mais de 100 estudantes do Colégio Estadual do Paraná tiram o título na ação “Chegou a hora #EuVoto!”
Campanha da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) foi lançada nesta segunda-feira
Nesta segunda-feira (11), foi lançada a campanha “Chegou a hora #EuVoto!”, no auditório do edifício-sede da Justiça Eleitoral do Paraná, em Curitiba. A ação é promovida pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-PR).
O objetivo é incentivar o primeiro título de jovens entre 16 e 17 anos e de 15 anos, desde que completem 16 até o dia 2 de outubro, data do primeiro turno das Eleições 2022. Todos precisam tirar o documento eleitoral até 4 de maio, quando fecha o cadastro (150 dias antes das eleições).
“O Brasil é um dos raros países do mundo em que jovens nessa faixa etária podem votar”, lembrou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, que saudou o público em uma gravação em vídeo.
“Com o título, os jovens podem exercer ativamente a cidadania, tão importante para o nosso país”, reforçou o juiz membro da Corte do TRE-PR e diretor-executivo da Escola Judiciária, doutor Roberto Ribas Tavarnaro.
Presenças
Além do doutor Roberto Tavarnaro, compuseram a mesa de honra (foto capa) Sandro Samuel Pinto Tives, da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Paraná; a assessora da Diretoria-Geral do TRE-PR, Daniele Cristine Forneck Franzini, representando o Dr. Valcir Mombach; a coordenadora executiva da EJE-PR, Juliana Paula Zigovski; e Mariana Chegas de Lima, da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES).
O público foi formado por representantes do Colégio Estadual do Paraná (CEP), Colégio Estadual Pedro Macedo, Colégio Estadual Prof. Guido Arzua, Colégio Estadual Paulo Leminski, Colégio Estadual São Paulo Apóstolo e Colégio Estadual Prof. José Guimarães.
No evento, transmitido no YouTube, a servidora Mary Ogawa apresentou as ações e campanhas da Escola Judiciária. A plateia também aprendeu sobre a segurança da votação com o chefe da Seção de Urnas, Roney Cesar de Oliveira.
Colégio Estadual do Paraná
Também segunda-feira (11), pela manhã, foi realizada uma ação dentro do Colégio Estadual do Paraná. Auxiliares da Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba orientaram os estudantes sobre como tirar o título nos próprios computadores do colégio. Foram entregues folders com o passo a passo do Autoatendimento do eleitor. Ao todo, 114 alunas e alunos tiraram o título.
O diretor pedagógico do CEP, Cesar Augusto Cruz, disse que houve muito interesse por parte dos estudantes. "As alunas e alunos estavam, de certa forma, desconectados dessa responsabilidade, talvez até por conta da pandemia. Então essa ação foi essencial", declarou.
Futuro
Segundo Lucas Krefeta, de 17 anos, a ação ajudou quem não tem acesso à internet. “Eu não tenho um celular tão bom para tirar foto. Então, meus colegas me emprestaram a câmera. Com o computador daqui também ficou mais fácil, principalmente com a orientação dos auxiliares do TRE-PR”, disse.
A opinião foi compartilhada pela estudante Beatriz Gonçalves, de 15 anos, que viu uma boa oportunidade para fazer o título. “Daqui a alguns anos vamos entrar no mercado de trabalho e eu acho que devemos nos preocupar com o futuro, ampliar nossas possibilidades."
Colégio Euzébio da Mota
Nesta terça-feira (12), o Colégio Estadual Euzébio da Mota também receberá uma equipe da Justiça Eleitoral para auxiliar os jovens a tirarem o primeiro título. Aproximadamente 120 estudantes devem participar da ação.
Texto: Carla Tortato
Revisão: Melissa Medroni
Fotos: Bernardo Gonzalez
Tratamento de imagem: Natália Elena de Souza
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube